A boa performance em vendas é uma prioridade para você? Então, é preciso reconhecer a importância dos treinamentos para a sua equipe. Isso porque não adianta apenas carregar o conhecimento sobre atendimento, comunicação e abordagem: é necessário que todos os integrantes do time tenham consciência sobre as melhores estratégias para aumentar as conversões.
Além disso, considere que, segundo pesquisas da Sales Performance International, 84% do treinamento de vendas é esquecido em cerca de 3 meses. Ou seja, mesmo que a sua empresa já tenha realizado esse processo, é essencial investir na aprendizagem contínua. Isso porque, além da possibilidade de esquecimento, o conhecimento precisa de atualizações.
Pensando nisso, neste post mostramos como é possível esquematizar um treinamento de vendas excepcional a fim de melhorar a qualificação da sua equipe. Continue a leitura e saiba mais!
O primeiro passo é entender como funcionam os treinamentos de vendas, assunto que costuma gerar dúvidas nas pessoas. Assim, saiba que esse processo deve ser implementado antes de iniciar a vendagem para ter mais embasamento nas ações.
Nesse sentido, os vendedores ficam por dentro dos objetivos e das metas a serem alcançadas, seguindo o planejamento estipulado. Por fim, também é importante deixá-los cientes dos passos a serem seguidos para impactar a receita empresarial.
Também é importante definir qual é o tipo de treinamento de vendas a ser implementado. Isso porque existem mais de 20 modelos, sendo que cada um deles conta com finalidades distintas. Para uma maior compreensão, confira alguns deles:
No último tópico, você entendeu o funcionamento do treinamento de vendas. Colocá-lo em prática é essencial para elevar a produtividade, o volume de negociações e melhorar métricas como o Retorno sobre o Investimento (ROI). A seguir, entenda como incorporar no seu negócio!
Para estruturar um bom treinamento de vendas, é importante que você entenda quem são os clientes-alvo das estratégias apresentadas ao time. Afinal, é necessário que você e a sua equipe de vendas saibam o que o público está procurando, como ele se comunica e quais são as suas prioridades.
Sabendo disso, vale a pena definir o ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil do Cliente Ideal em português) antes de qualquer ação. A definição deve ocorrer considerando o público que mais pode beneficiar a sua empresa. Assim, a sua equipe passa a atuar sabendo exatamente onde focar e como aplicar o aprendizado.
Para tornar as estruturas fortes, é imprescindível que você saiba onde está fraco, concorda? Por isso, enquanto estiver montando o treinamento de vendas, é válido observar ainda mais de perto os seus colaboradores.
Isto é, onde estão os pontos falhos do atendimento? Perceba que cada colaborador é único, por isso é necessário saber sobre a performance de cada um. Não deixe de conversar com os funcionários, abra o jogo e demonstre o seu interesse em ajudar a melhorar os pontos fracos: a comunicação é essencial para definir um bom treinamento.
Se estamos treinando com o intuito de melhorar, os resultados precisam acompanhar essa iniciativa. Dessa maneira, reúna os resultados anteriores ao treinamento e prepare metas coerentes para apresentar ao seu time. Apresente os desafios e considere estratégias de recompensa a fim de inspirar os colaboradores. Assim, todos ganham.
Uma equipe bem treinada ultrapassa as metas com tranquilidade, trabalha com disposição e faz os clientes se fidelizarem à empresa. Deu para perceber que o treinamento de vendas não acaba quando termina, certo? Depois das aulas e das palestras, fique de olho na performance e se certifique de que os resultados serão mantidos.
Conforme mencionado, para que o treinamento de vendas seja eficiente, é importante investir na educação contínua. Afinal, pesquisas como a mencionada no começo deste texto apontam a possibilidade de esquecimento das dicas fornecidas nos treinos a médio e longo prazo. A demanda dos consumidores também se atualiza com frequência, o que exige alinhamento ao vender as soluções empresariais.
Muitas vezes, as empresas focam muito no ensino de teoria na hora da vendagem. Apesar de essencial, o vendedor não pode demorar muito para colocar o conhecimento em prática. Se necessário, faça simulações e ensaios a fim de que os aprendizados sejam testados.
Como visto ao longo da leitura, é fundamental oferecer treinamento de vendas para a sua equipe empresarial. Um dos principais motivos para isso é o custo-benefício envolvido. Afinal, a aprendizagem proporcionada aos vendedores leva a um crescimento profissional e pessoal.
Essa entrega de valor ao time geralmente resulta em mais satisfação, motivação e produtividade, e isso tudo gera outros benefícios, tais como a tendência na elevação de retenção dos talentos, o que fortalece a imagem empresarial junto aos colaboradores.
Outro ponto positivo de investir em treinamentos de vendas é a capacidade de eliminar lacunas e otimizar processos. Consequentemente, os resultados da sua empresa são potencializados. Isso se torna ainda mais relevante ao considerar que o crescimento do negócio e a receita gerada dependem diretamente das vendas. Logo, investir nesse segmento é fundamental.
Pronto! Se a sua leitura chegou até aqui, você já conhece os principais pontos para oferecer um treinamento de vendas eficiente ao seu time. No entanto, saiba que as dicas ainda não acabaram!
Por último, é importante que você se mantenha informado e atualizado, afinal o mundo dos seguros não para de se reinventar, concorda? Por isso mesmo, vale a pena investir em treinamento de vendas, acompanhar as notícias sobre o segmento, assinar newsletter de blogs de confiança e usar as redes sociais para acompanhar perfis relevantes sobre o setor.
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