Todo profissional está sujeito a cometer erros no exercício da sua função. Porém, quando as falhas não são trabalhadas e se repetem de maneira constante, acabam gerando um alto prejuízo — infelizmente, muitos clientes desistem da compra de seguros em razão desse tipo de situação. Para ajudar você a superar essas dificuldades e criar as melhores estratégias de venda, a seguir, apresentaremos os 4 principais erros cometidos na compra de seguros e como a sua Corretora pode evitá-los. Continue conosco e confira!
É praticamente impossível conhecer uma pessoa que se sinta bem em esperar por uma resposta. Seja algo simples ou de suma importância, o fato é que ninguém gosta de ficar esperando. Infelizmente, um dos erros crassos cometidos por muitos corretores acontece justamente nesse início da jornada de compras de seguros.
Após o cliente solicitar o orçamento, alguns profissionais demonstram pouco dinamismo para repassar a resposta.Essa situação precisa ser evitada. Quando o cliente busca o orçamento, significa que ele tem interesse no produto. Se o corretor demora, pode passar a sensação de que o restante do processo seguirá a mesma linha.
Não se engane: quanto mais breve a resposta, mais satisfeitos estarão os usuários.
Um bom atendimento deve ir muito além do convencional — aquele em que o Corretor analisa superficialmente as informações de perfil do cliente e segue uma interação básica a fim de fechar rapidamente a compra de seguros. Isso é algo que muitos profissionais fazem “sem perceber”. Algumas vezes, pode até funcionar, o problema é quando essa acomodação vira rotina e o corretor passa a tratar os clientes apenas como números e não como pessoas. A internet e o acesso fácil à informação criaram uma nova realidade na relação empresa x usuário.
Hoje, instituições que não investem na qualidade do atendimento tendem a amargar fracassos. Portanto, preze sempre pela experiência e o sucesso do cliente. Utilize a escuta ativa e analise atentamente antes de repassar qualquer resposta. Sem um atendimento de qualidade, a taxa de vendas de seguros sempre estará comprometida.
Os erros que acontecem nos primeiros contatos e no atendimento em si são mais específicos e até mais fáceis de serem corrigidos. Porém, uma Corretora de Seguros deve construir um relacionamento com os clientes para extrair bons resultados em longo prazo.
O grande problema é que muitos profissionais ignoram ou esquecem esse fator depois que conseguem fechar suas venda. Esse é um grande erro. Um mau relacionamento causa grandes prejuízos, pois os clientes podem se transformar em detratores e repudiarem a marca por muito tempo. É necessário um trabalho inteligente para estreitar o elo entre as partes. A boa notícia é que não são necessários altos investimentos ou estratégias mirabolantes para fortalecer a relação com o cliente. Você pode, por exemplo:
Práticas obsoletas nunca são recomendadas em empresas que querem se destacar no mercado e conquistar o público por meio de ações diferenciadas.
Porém, por incrível que pareça, algumas corretoras ainda utilizam anotações e documentos em papel em um processo para compra de seguros.
A escolha por esse tipo de rotina não só prejudica o rendimento dos corretores, como também resulta em erros graves, tais como:
Uma Corretora de Seguros do século XXI não pode armazenar dados relevantes em documentos de papel. Hoje existem sistemas de gestão que extraem e armazenam de forma segura uma quantidade enorme de informações.
Além disso, marcas especializadas oferecem plataformas online que agilizam o trabalho do corretor, realizando até cotações simultâneas. A inovação precisa fazer parte da cultura de toda corretora.Enfim, esses foram alguns dos erros mais comuns que muitas corretoras cometem e que acabam comprometendo a compra de seguros.
O grande segredo é focar na experiência do usuário, aliando a implementação de tecnologias inteligentes com a expertise de bons corretores.
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