4 erros que fazem o seu cliente desistir da compra de Seguros

por
Omar Ajame
6 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Todo profissional está sujeito a cometer erros no exercício da sua função. Porém, quando as falhas não são trabalhadas e se repetem de maneira constante, acabam gerando um alto prejuízo — infelizmente, muitos clientes desistem da compra de seguros em razão desse tipo de situação. Para ajudar você a superar essas dificuldades e criar as melhores estratégias de venda, a seguir, apresentaremos os 4 principais erros cometidos na compra de seguros e como a sua Corretora pode evitá-los. Continue conosco e confira!

1. Demora no retorno do orçamento

É praticamente impossível conhecer uma pessoa que se sinta bem em esperar por uma resposta. Seja algo simples ou de suma importância, o fato é que ninguém gosta de ficar esperando. Infelizmente, um dos erros crassos cometidos por muitos corretores acontece justamente nesse início da jornada de compras de seguros.

Após o cliente solicitar o orçamento, alguns profissionais demonstram pouco dinamismo para repassar a resposta.Essa situação precisa ser evitada. Quando o cliente busca o orçamento, significa que ele tem interesse no produto. Se o corretor demora, pode passar a sensação de que o restante do processo seguirá a mesma linha.

Não se engane: quanto mais breve a resposta, mais satisfeitos estarão os usuários.

2. Atendimento ruim

Um bom atendimento deve ir muito além do convencional — aquele em que o Corretor analisa superficialmente as informações de perfil do cliente e segue uma interação básica a fim de fechar rapidamente a compra de seguros. Isso é algo que muitos profissionais fazem “sem perceber”. Algumas vezes, pode até funcionar, o problema é quando essa acomodação vira rotina e o corretor passa a tratar os clientes apenas como números e não como pessoas. A internet e o acesso fácil à informação criaram uma nova realidade na relação empresa x usuário.

Hoje, instituições que não investem na qualidade do atendimento tendem a amargar fracassos. Portanto, preze sempre pela experiência e o sucesso do cliente. Utilize a escuta ativa e analise atentamente antes de repassar qualquer resposta. Sem um atendimento de qualidade, a taxa de vendas de seguros sempre estará comprometida.

3. Não se relacionar com o cliente da forma adequada

Os erros que acontecem nos primeiros contatos e no atendimento em si são mais específicos e até mais fáceis de serem corrigidos. Porém, uma Corretora de Seguros deve construir um relacionamento com os clientes para extrair bons resultados em longo prazo.

O grande problema é que muitos profissionais ignoram ou esquecem esse fator depois que conseguem fechar suas venda. Esse é um grande erro. Um mau relacionamento causa grandes prejuízos, pois os clientes podem se transformar em detratores e repudiarem a marca por muito tempo. É necessário um trabalho inteligente para estreitar o elo entre as partes. A boa notícia é que não são necessários altos investimentos ou estratégias mirabolantes para fortalecer a relação com o cliente. Você pode, por exemplo:

  • Trabalhar em propostas personalizadas;
  • Manter sempre a clareza nos diálogos;
  • Implementar a política de feedback.

4. Armazenar documentos em papel

Práticas obsoletas nunca são recomendadas em empresas que querem se destacar no mercado e conquistar o público por meio de ações diferenciadas.

Porém, por incrível que pareça, algumas corretoras ainda utilizam anotações e documentos em papel em um processo para compra de seguros.

A escolha por esse tipo de rotina não só prejudica o rendimento dos corretores, como também resulta em erros graves, tais como:

  • Repasse de informações equivocadas;
  • Perda de dados importantes;
  • Desorganização.


Uma Corretora de Seguros do século XXI não pode armazenar dados relevantes em documentos de papel. Hoje existem sistemas de gestão que extraem e armazenam de forma segura uma quantidade enorme de informações.

Além disso, marcas especializadas oferecem plataformas online que agilizam o trabalho do corretor, realizando até cotações simultâneas. A inovação precisa fazer parte da cultura de toda corretora.Enfim, esses foram alguns dos erros mais comuns que muitas corretoras cometem e que acabam comprometendo a compra de seguros.

O grande segredo é focar na experiência do usuário, aliando a implementação de tecnologias inteligentes com a expertise de bons corretores.

Interessado no assunto? Entre em contato conosco e conheça a melhor plataforma online para Corretoras de Seguros!