5 dicas práticas de como prospectar clientes em Corretoras de Seguros

por
Omar Ajame
10 min

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Saber como prospectar clientes está entre os conhecimentos mais relevantes para uma Corretora de Seguros. Em qualquer empresa, se você souber como atrair e converter mais leads, verá uma reflexo direto nas suas vendas. A busca por novos clientes é fundamental para o seu crescimento e costuma ser trabalhosa, pois demanda várias tentativas de contato e, além disso, muita habilidade. Por isso, quando bem executada, a prospecção melhora a produtividade dos corretores e aumenta as oportunidades de venda. Pensando nisso, elaboramos este post com dicas sobre como prospectar mais clientes em corretoras de seguros. Acompanhe!

5 dicas de como prospectar clientes

1. Siga um planejamento

Então sua Corretora desenvolveu ações de marketing e gerou leads para sua equipe de Corretores. É positivo que a equipe esteja ansiosa por fazer contato com o possível cliente, mas não é produtivo pegar o telefone e ligar apenas porque identificou que o lead tem o perfil mínimo necessário para classificá-lo como um potencial comprador. Especialmente no caso da corretagem, é preciso se preparar e seguir um planejamento.

A confiança na competência e no conhecimento do corretor é fundamental para que o lead se sinta seguro. Conquistá-la exige preparo. Por isso, é preciso pesquisar o máximo de informações possíveis sobre o cliente e se preparar para o contato. Com isso, é possível oferecer um atendimento personalizado, adequado às necessidades específicas de cada potencial cliente.

2. Seja criativo e tenha persistência

Existem inúmeros motivos pelos quais um contato não gera resultados imediatos, mas muitos profissionais presumem que o motivo é a falta de interesse. Um potencial cliente pode estar ocupado, indeciso ou, ainda, não se lembrar de ter demonstrado interesse em contratar um seguro com a sua Corretora. Isso não significa que o corretor deva ser insistente.

Os melhores profissionais são convincentes, não insistentes. Eles usam novos argumentos, tentam contato em horários diferentes, de modos distintos e por meios diversos. Intercale tentativas por mensagem e telefone, por exemplo. Além disso, determine a quantidade de tentativas ideal para o seu caso: dependendo do perfil de clientes que sua empresa prospecta, 6 tentativas pode ser pouco, mas a produtividade pode cair muito depois de dez contatos. É preciso medir essa variação com base no histórico do seu negócio e das negociações que terminaram em vendas.

3. Automatize seus processos

A atividade de prospecção está entre as fases de maior carga de trabalho. É preciso dedicar tempo a ela para obter resultados. Por isso, as possibilidades de automação, desde que permitam uma ação humanizada, podem fazer grande diferença.Algumas medidas simples podem garantir esse benefício. Entre elas está o uso de templates de e-mail para poupar o tempo de elaborar uma mensagem nova para cada contato feito pelo corretor.

Obviamente, é possível fazer pequenas alterações para personalizar sua mensagem e adequá-la a cada caso, mas não é necessário ter o retrabalho de escrever o mesmo conteúdo a cada tentativa. Essa prática também permite que você faça testes com diferentes formatos e identifique o modelo que funciona melhor.

4. Mantenha o cliente interessado

Outra dica importante de como prospectar clientes é mantê-los engajados com sua empresa e suas notícias. Um lead dificilmente absorve todo o conteúdo de uma conversa de uma vez, sendo importante tanto a repetição quanto a reformulação. Um tempo após enviar um e-mail ou efetuar uma ligação, é possível que ele sequer se lembre do contato. Por isso, é fundamental manter a cadência e controlar os prazos de follow up (os intervalos entre um contato e outro), evitando que o cliente perca o interesse. Prefira renovar ligações e e-mails, faça visitas em prazos curtos e não parta do pressuposto de que o potencial cliente se lembra de cada detalhe que foi abordado nas interações anteriores.

5. Saiba o momento de desistir

Se você monitorou a quantidade de tentativas de contato ideal, saberá quando é melhor desistir e passar para o próximo nome da lista. A partir desse momento, a persistência deixa de ser produtiva e se torna um desperdício e uma fonte de frustração. A lógica é simples: se os seus indicadores apontam que você converte 90% dos negócios até a oitava tentativa, não há motivo para continuar insistindo na nona. Além disso, é importante informar o lead de que os contatos serão encerrados.

Essa atitude não deve ser considerada como falta de atenção, mas como demonstração de profissionalismo. Até porque, ao perceber que está perdendo a oportunidade, o potencial cliente pode mudar de ideia.

5 erros para evitar na hora de prospectar clientes

Claro, além de entender o que fazer, também é importante entender o que não deve ser feito na hora da prospecção. Infelizmente, muitos profissionais ainda cometem vários desses erros e podem perder oportunidades de venda por causa disso. Para que você não caia em nenhuma dessas armadilhas, listamos, a seguir, alguns desses erros e como você pode evitá-los. Confira!

1. Tentar forçar a venda

Como já mencionamos, um lead precisa de tempo e atenção para conhecer a empresa e compreender suas qualidades. Se você tentar fazer uma proposta de venda antes disso, é pouco provável que ela seja bem-sucedida. A solução, na maioria dos casos, é ser paciente. Depois de encontrar um prospect de alto potencial, você deve manter um contato frequente até que ele esteja pronto para aceitar sua proposta.

2. Não prospectar pelas redes sociais

No dia a dia, a maioria das pessoas não pensa nas redes sociais primariamente como uma forma de fazer negócios. No entanto, hoje em dia, a maioria das empresas utiliza esse espaço para prospectar clientes — e uma Corretora de Seguros não deve ser exceção.

Encontrar novos leads pelas redes sociais é um método válido e bem eficaz. Além disso, há muitas informações que você pode pesquisar nesses sites que não seriam encontradas em nenhum outro lugar.

3. Não entregar o que foi prometido

Esse é um erro bem mais estrutural, por parte da empresa, do que um problema especificamente no atendimento, mas não significa que seja menos grave. Afinal, quando um cliente recebe uma promessa e paga por isso, ele espera que tudo seja cumprido. A melhor forma de evitar esse erro é manter o atendimento sempre em sintonia com o resto da empresa, conhecendo cada produto e pacote para que o profissional não faça promessas que não possam ser mantidas.

4. Não fazer benchmarking

Sua precificação, benefícios e condições podem fazer total sentido na lógica interna da Corretora, mas não significa que esses fatores se encaixam nas expectativas do mercado como um todo. Por isso, é importante avaliar as expectativas do público e as ações dos concorrentes. O benchmarking é, como o nome diz, uma forma de estabelecer esses padrões. Essa é uma maneira de avaliar o mercado de modo a estabelecer padrões melhores para seus serviços de seguro.

5. Não organizar as informações dos clientes

Por fim, mas não menos importante, não ter um registro de cada cliente, seja em documentos ou em um CRM, dificulta bastante o trabalho de follow up esperado. Investir em ferramentas adequadas para gerenciar esses dados é fundamental em qualquer negócio.

Essas foram as nossas dicas sobre como prospectar clientes para corretores de seguros. Escolhemos por relacionar ações práticas para ajudar no seu dia a dia. No entanto, lembre-se de que elas funcionam muito melhor quando você toma as medidas prévias.

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