O que é Open Source e como ele se relaciona com o Mercado de Seguros?

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

É significativa a transformação que as APIs oferecem ao mercado. Isso porque surgem, de forma acelerada, novos modelos de negócios, aplicações e serviços. Com essa novidade sendo aplicada, muitos termos são criados e popularizados.
Você sabe, por exemplo, o que é open source e sua relação com esse contexto?
Pensando na importância de aplicar tal conceito para se manter competitivo no mercado, reunimos as principais informações sobre o tema neste artigo. Confira!

O que é open source?

De acordo com o dicionário Linguee, open source pode significar código aberto, fonte aberta, acesso e software aberto. Na prática, o open source pode ser alterado para diferentes objetivos, compartilhado pelos desenvolvedores de forma online e acessado por qualquer pessoa com conexão à rede.

A utilização do recurso não querer um custo de licença, por isso, é oferecida a oportunidade de um investimento significativo em formação e serviços. Com isso, é possível conquistar um retorno sobre o investimento mais interessante em TI.

Por que a indústria de seguros deveria ser aberta?

São vários os benefícios do open source à indústria de seguros. A seguir, listamos alguns deles.

Sinergia com as startups de seguros e demais parceiros

Com os dados e serviços disponíveis para as insurtechs e stakeholders, é estimulada a criação de diferentes modelos de negócios e serviços.

Aplicações inovadoras

Com o open source é possível combinar dados externos e internos. Isso acontece a partir da arquitetura na nuvem. Um exemplo prático ocorre quando dados sobre o clima são combinados com a geolocalização de usuários para enviar alertas de fenômenos naturais perigosos, como enxurradas, furacões, tsunamis etc.

Novas experiências digitais

Seth Godin mostra, em seu livro Marketing de Persuasão, como os profissionais devem estar focados na experiência do usuário. Isso porque a quantidade de dinheiro disponível nas mãos dos consumidores não aumenta na mesma proporção em que novos concorrentes surgem. Ou seja, essa conta fica complexa e dificilmente será fechada de forma positiva. Assim, é necessário encantar os clientes para manter as organizações realmente lucrativas. As aplicações mobile e a IoT — internet das coisas — podem ajudar nesse desafio.

Qual é a relação entre open source e open insurance?

O mercado segurador ainda é extremamente regulado. Por isso, alguns processos esbarram em burocracias que tornam a experiência dos consumidores questionável. No entanto, há uma boa previsão de mudança desse cenário. Hoje, os governos e órgãos reguladores observam atentamente como os consumidores e as empresas podem se beneficiar dos dados financeiros, como é possível impulsionar o desenvolvimento econômico e também social. Com isso, é possível afirmar que o open insurance está diretamente relacionado com o open source. Isso porque, quando os códigos abertos são adotados, os limites das empresas se tornam permeáveis e é oferecida a possibilidade de combinação de recursos.

Sem dúvidas, o open source já é uma realidade palpável na rotina das organizações. Para aquelas empresas que querem implementar um sistema de inovação significativo e oferecer uma experiência do usuário encantadora, é uma obrigação. Nesse contexto, o mercado de seguros continua enfrentando os desafios da burocracia, mas há uma previsão positiva para que esse cenário ganhe mais agilidade.

Agora que você começou a entender o que é open source, que tal assinar a nossa newsletter e continuar recebendo conteúdos como este? Até a próxima!