Passo a passo: aprenda a montar programa de incentivo para corretores

por
Omar Ajame
5 min

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Em geral, um programa de incentivo trata-se de uma estratégia de endomarketing, com o intuito de motivar os colaboradores a melhorarem seus desempenhos e buscarem bons resultados. Todos que alcançam seus objetivos são premiados com bonificações específicas.
Esse tipo de estratégia é interessante não só porque aumenta os ganhos da corretora, mas também por estimular a competitividade entre os profissionais. Nesses projetos, até aqueles que estavam acomodados tendem a se motivar em busca dos prêmios.
Para ajudá-lo na melhor estratégia para a sua corretora de seguros, preparamos este artigo com um passo a passo de como montar um programa de incentivo. Continue com a gente e confira!

Defina objetivos e metas

Antes de qualquer ação prática, é preciso definir quais são os objetivos principais da campanha. Ou seja, as razões que levaram à criação da estratégia e que devem ser alcançadas no final, como:

  • aumentar da produtividade da corretora em geral;
  • alavancar a perfomance da equipe de venda;
  • captar mais clientes.

Esses pontos precisam ficar claros para que todos os participantes entendam o que realmente está em jogo. Além disso, é importante colocar as metas coletivas e individuais. Mas, atenção, na hora de definir as metas, é essencial considerar a realidade da empresa e do mercado, a fim de não exigir êxitos inalcançáveis. O intuito principal é motivar os profissionais, e nunca desanimá-los.

Ofereça prêmios inovadores

Quando se fala em bonificação ou premiação, muitos gestores se restringem à questão financeira. Claro que uma melhoria no salário é sempre interessante. Porém, ao se manter no lugar comum, a corretora acaba limitando o número de ganhadores — não dá para distribuir valores financeiros para todos os participantes. Para tornar o programa de incentivo mais atrativo e abrangente, é importante inovar. Faça uma pesquisa prévia com os corretores sobre quais prêmios, além da questão financeira, são interessantes. Por mais que o dinheiro seja um fator essencial, uma experiência diferenciada também é algo desejado por muitos. Entre as premiações atrativas que você pode oferecer, estão:

  • um par de ingressos para o show de um cantor famoso;
  • uma viagem para cidade litorânea;
  • aparelhos eletrônicos.

O sentimento de conquistar algo diferente é algo motivador para muitas pessoas. Não obstante, não se esqueça de elogiar publicamente os vencedores e todos que participaram do programa, pois isso torna o momento único.

Simplifique os processos e incentive os colaboradores

O sucesso do programa de incentivo dependerá muito da participação dos seus corretores. Sem o interesse e o engajamento da maioria, a estratégia dificilmente trará os resultados esperados. O primeiro ponto para garantir máxima adesão é a simplificação dos processos do programa. Mais uma vez, o diálogo aberto se torna fundamental, pois assim é possível entender as dificuldades encontradas pelos colaboradores em outras ocasiões parecidas. Corretores e outros profissionais precisam estar por dentro de todas as condições. Quanto mais simples e claras são as regras, mais fácil será para todos entenderem e abraçarem o projeto. Além disso, trabalhe em uma campanha de motivação dentro da corretora. Reforce a mensagem de que a estratégia não é importante apenas por causa dos prêmios, e sim porque renderá bons frutos coletivos. Criar um programa de incentivo não é uma tarefa tão complexa. Quando se trabalha com diálogos e feedbacks, é possível construir um projeto que seja agradável e realista para todos. Uma última dica é contar com softwares que ajudam na armazenagem de dados das corretoras. Com esse tipo de tecnologia, fica mais fácil extrair e direcionar as informações dos corretores.


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