Já pensou em poder utilizar um documento com uma sequência de passos e instruções sobre como executar determinada etapa do processo de vendas de um seguro? Esse documento existe e é conhecido como script de vendas. Ele serve para guiar o corretor, ajudar na satisfação do cliente e aumentar as chances de venda.É recomendado que todo corretor de seguros tenha um script para seguir durante suas negociações. Quando falamos em script de vendas, não conta o script mental que está na cabeça dos seus melhores profissionais. Apesar de eles terem uma espécie de roteiro mental (quando reparamos suas vendas, notamos um padrão), o fato de estar tudo na cabeça deles não ajuda muito o resto da empresa.Quer tirar o script de vendas da mente dos melhores corretores e potencializar os resultados de todos? Confira, a seguir, como montar um para a sua corretora!
Há corretores que costumam começar a exposição falando do seu produto ou serviço e esse, definitivamente, não é o melhor caminho.A verdade é que o quê você apresenta para o cliente pouco importa para ele. Assim sendo, o primeiro passo do script de vendas é conhecer o objetivo do prospect, ou seja, saber qual é a sua demanda.
Tenha em mente que objetividade e rapidez devem ser usados com inteligência, no intuito de chamar a atenção de quem estiver ouvindo você, mas sem se prolongar demais.Embora estejamos falando a respeito de um modelo de script de vendas mais ágil, a regra para ter sucesso é exatamente o conhecimento sobre o setor de seguros e a espontaneidade.
A característica mais efetiva do melhor script é que ele deve ser natural, tanto para os corretores quanto para os clientes.Nesse sentido, é possível compreender melhor problemas e objeções mais comuns e aprender como lidar com eles, por meio de alguns recursos de tecnologia existentes, como gravação de chamadas e monitoramento. Essa análise de dados, por sua vez, será usada para basear situações hipotéticas e como o corretor deve agir em cada uma delas.
O script de vendas é benéfico para orientar os corretores, mas, em algumas situações, é importante ter uma certa flexibilidade e interromper o uso do script, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.Afinal de contas, o consumidor de hoje quer soluções rápidas e o corretor tem pouco tempo disponível para mostrar o valor (e não o preço) para ele. Lembre-se disso, na hora de montar o seu script!Vender seguros é uma tarefa desafiadora, pois trata-se de um serviço que o cliente talvez nem precise naquele momento. Por isso, é preciso fazer com que ele enxergue valor nos seus benefícios a ponto de estar disposto a pagá-lo mensalmente, mesmo tendo consciência de que poderá não usar o serviço. A melhor maneira de convencê-lo disso é seguindo um script bem elaborado.Por fim, procure renovar o script de vendas com frequência. Com base em consultas e respostas dos clientes, os corretores devem modificar os roteiros de acordo com os novos dados. Isso porque ajuda a manter o nível de argumentação em sintonia com as expectativas do consumidor.Se você gostou deste conteúdo, saiba também como fazer propaganda por Whatsapp em corretoras de seguro. Não perca!