Como usar as técnicas de programação neurolinguística para aumentar as vendas de seguro?

por
Omar Ajame
5 min

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A venda de seguros é um ramo com bastante espaço para aprimoramento e refinamento. Bons profissionais na área sabem utilizar vários recursos e procedimentos para maximizar suas chances de fechar negócio, muitos dos quais você também pode aplicar em sua corretora. Um bom exemplo disso são as técnicas de programação neurolinguística, usadas na área de vendas de vários segmentos.Mesmo que pareçam algo complicado, depois que você entender como elas funcionam, não será difícil usá-las como parte de suas estratégias. E, em longo prazo, elas podem elevar consideravelmente o número de conversões que você realiza por mês.Quer entender melhor do assunto? Então acompanhe e veja mais sobre as técnicas de programação neurolinguística!

O que é programação neurolinguística?

Chamada também de PNL, trata-se de um conjunto de técnicas psicológicas desenvolvidas pelo psicólogo Richard Bandler e pelo linguista John Grinder na década de 1970. Em suas pesquisas, os dois descobriram que há certos padrões de fala, que podem ser usados para alterar a perspectiva de uma pessoa, levando-a a ter a visão que você deseja.A ideia é que, com um entendimento de como a linguagem, o pensamento e o comportamento estão ligados, é possível usar das expressões certas para criar reações específicas, o que pode ajudar no relacionamento com o cliente. Desde a sua criação, a PNL é usada por vários profissionais de vendas e marketing para obter resultados mais consistentes com o público.

Quais técnicas de programação neurolinguística você pode usar?

Ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil usar essas técnicas no dia a dia. Basta entender como elas funcionam, qual é o objetivo de cada uma e praticar adequadamente. Veja aqui alguns exemplos!

Ponte ao futuro

Basicamente, essa técnica consiste em usar a imaginação do lead a seu favor, fazendo-o focar no futuro ideal que ele busca. A partir disso, é possível traçar um caminho até esse futuro, focando nas mudanças que ele busca e em como seu negócio pode prover as ferramentas para trilhar esse caminho.

Rapport

Você já teve um momento onde se sentiu perfeitamente sintonizado com quem estava conversando? Isso pode ser chamado de Rapport, quando dois interlocutores estão na mesma frequência e se entendem facilmente. Para alcançar esse estado, o vendedor deve tentar refletir o lead, reproduzindo alguns de seus gestos, falas e tom de voz. Isso transmite mais conforto e facilita sua empatia.

Ressignificação

Essa é uma das técnicas de programação neurolinguística mais úteis em muitos setores. A ideia aqui é mudar a percepção do indivíduo em relação ao seu contexto atual. Por exemplo, uma pessoa pode pensar que certos problemas nunca ocorrem com ela por ser improvável. Uma ressignificação possível é que o evento pode ser comum, mas ela é prevenida o suficiente para evitá-lo.

Metáfora

Como você já deve saber, uma metáfora é quando você usa uma narrativa ou um exemplo diferente, mas que apresenta alguns paralelos com o contexto da pessoa. Isso pode ajudar a criar uma percepção inconsciente sobre a questão, seja ela positiva ou negativa, além de simplificar o entendimento de temas muito complexos.Com essas dicas, você já pode começar a praticar essas técnicas de programação neurolinguística e aplicá-las para o crescimento de sua corretora. É muito importante adquirir algum domínio antes de levá-las a campo se você quer maximizar seus resultados!Agora, que tal mostrar a mais pessoas as possibilidades da PNL? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!