O Mercado de Seguros vem sendo gradativamente impactado pela tecnologia aplicada. Essa transformação traz vantagens para os profissionais, para as Corretoras e Seguradoras, assim como para os clientes.
Trata-se de um movimento que atinge praticamente todos os segmentos. A modernização dos processos, a facilidade de comunicação e as respostas mais rápidas que permite, entre outros benefícios, são do interesse de todos.
Continue a leitura e descubra 4 vantagens da tecnologia aplicada ao Mercado de Seguros.
Algumas tecnologias se mostram particularmente muito interessantes para o setor de seguros, das mais simples às mais complexas. Acompanhe.
A digitalização é a migração de diversas tarefas anteriormente "feitas à mão" para o mundo digital. Assim, por exemplo, a documentação pertinente a um seguro, os formulários e as respectivas propostas eram manuscritos. É básico, mas essencial.
Com a digitalização, todo o processo passa a ser conduzido por meios eletrônicos permitindo acessos mais rápidos e maior precisão de cálculo de valores, entre outros. Esse processo constitui o que se conhece por gestão eletrônica de documentos e todos os avanços e facilidades que oferece.
Uma das primeiras utilizações da inteligência artificial (IA) no mercado de seguros é a análise de perfil para personalização dos planos para cada segurado. Para uma Corretora de Seguros, se destacam o uso de chatbots interativos e o aprendizado de máquina em análise de dados.
Possibilidades dessa natureza viabilizam avanços no relacionamento com os clientes com previsões mais precisas. Além disso, o conhecimento mais real do perfil facilita as iniciativas no sentido de fortalecer a fidelização.
Marketplace é um espaço virtual que reúne diferentes empresas comercializando seus produtos. Considere, portanto, um local na Internet onde diferentes usuários podem encontrar com facilidade o seguro mais adequado ao seu perfil, dispondo de diferentes opções de coberturas, serviços, assistências e valores.
Essa é uma tendência que deverá se firmar e crescer: a formação de marketplaces de seguro. É de interesse estratégico do segmento e capaz de oferecer um diferencial e alcançar um maior número de interessados.
A tecnologia quando chega, invariavelmente traz mudanças impactantes. Conheça a seguir os principais benefícios que podem ser obtidos.
Um aspecto essencial trazido pela tecnologia reside na maior aproximação que se obtém em relação ao cliente. As facilidades das diferentes formas de interação, desde chat até o uso de aplicativos e redes sociais, todas convergem para a melhoria na experiência com o cliente.
Processos automatizados agilizam as respostas, além de fornecerem resultados mais precisos, gerando mais segurança e confiança. Além disso, reduzem os erros e as necessidades de retrabalho que deles resultam.
Processos burocráticos precisam ser minimizados quando afetam a eficiência dos trabalhos. A tecnologia possui todos os recursos para tal e, a partir de uma revisão nos processos envolvidos, consegue dar agilidade e presteza na sua condução.
Solução tecnológica desenvolvida para o Mercado de Seguro automotivo permite que todo o processo desde a cotação até a contratação seja efetivamente realizado virtualmente. Com toda segurança e garantia, tudo se dá no próprio site da Corretora de Seguros.
Como você pode ver, as vantagens trazidas pela tecnologia aplicada alcançam a todos e trazem instrumentos para uma gestão de Corretora de Seguros cada vez mais competitiva no mercado.
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