Calculista de seguros: saiba tudo sobre essa profissão

por
Ed Tomaz
8 min

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O Calculista de Seguros é um dos profissionais do segmento e divide suas atividades com Analistas, Corretores e outros, todos voltados para o sucesso da Corretora. Entre suas principais atribuições está a realização dos cálculos necessários aos diferentes tipos de seguros.

Grande parte do seu trabalho pode ser muito aprimorada com a utilização de plataformas especializadas para Corretora de Seguros. Assim, o desempenho do trabalho desse profissional é otimizado e a produtividade da Corretora melhora substancialmente.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a profissão de Calculista de Seguros.

O que é um Calculista de Seguros e qual a sua importância?

Uma Corretora de Seguros na condução de seus negócios trabalha com diferentes profissionais para realizar desde a gestão da organização até conduzir as pequenas questões operacionais. Entre os trabalhos internos indispensáveis para a melhor gestão dos negócios estão aqueles do Calculista de Seguros.

Nesse sentido, podem estar presentes em uma Corretora de Seguros, entre outros, profissionais como Analista, Corretor, Técnico, Assistente, Calculista e Auxiliar de Seguros. Cada um com suas características e atribuições próprias contribui para a eficiência da organização.

Nesse universo, o Calculista de Seguros, essencialmente, é o profissional responsável pela realização dos cálculos dos seguros na Corretora. No entanto, não é apenas fazendo cálculos que transcorre um dia de suas atividades. Acompanhe.

Quais as atribuições da função e quanto ganha um calculista?

Embora sua atribuição principal e que dá nome à função seja operar cálculos, o Calculista de Seguros tem sob sua responsabilidade também outras atribuições. O elenco de atividades varia de uma Corretora para outra, mas, de modo geral, são comumente elencadas as seguintes tarefas:

  • providenciar cotações;
  • realizar os cálculos dos diferentes seguros;
  • transmitir as propostas de seguros;
  • agendar vistorias prévias;
  • acompanhar a emissão das apólices;
  • promover as renovações de seguros;
  • lançar dados no sistema para cálculos;
  • controlar movimentações de inclusão e exclusão;
  • atender aos clientes.

Para o exercício da função é exigido do Calculista de Seguros a formação escolar correspondente ao Ensino Médio completo. Por sua vez, para um bom desempenho de suas atribuições, é importante que o profissional tenha um conhecimento intermediário de informática e habilidade no uso de uma estação de trabalho comum.

As principais características pessoais esperadas para o profissional são a organização, a proatividade, o dinamismo e a boa comunicação. Atualmente, o salário médio inicial do Calculista de Seguros está em torno de R$ 1.800,00 por mês.

Quais as diferenças entre Calculista e Auxiliar de seguros?

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi instituída pelo Ministério do Trabalho e "retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro". Nessa classificação, cada atividade profissional tem um código que é a sua referência e a diferencia das demais.

Para a CBO, as funções do Calculista de Seguros estão sob o código CBO 3517-15, enquanto o Auxiliar de Seguros apresenta a CBO 4110-40. No caso deste último, suas funções estão relacionadas, essencialmente, ao apoio para o pessoal técnico da Corretora.

Como no caso do Calculista, as atividades variam de uma Corretora de Seguros para outra. De todo modo, o Auxiliar de Seguros tem sob sua responsabilidade, entre outras, as seguintes atribuições:

  • auxiliar na conferência de documentos;
  • promover a abertura de processos de sinistros e vistorias;
  • cadastrar apólices de seguros;
  • auxiliar na elaboração de orçamentos;
  • prospectar clientes na base de dados.

Há uma tendência de as Corretoras diversificarem as atividades do Auxiliar de Seguros, de modo que é comum dispor de mais Auxiliares do que de Calculistas em uma Corretora de Seguros. O salário médio atual do Auxiliar de Seguros é da ordem de R$ 1.400,00.

Como ser um Calculista de Seguros de sucesso?

O desenvolvimento de qualquer carreira rumo ao sucesso tem alguns pressupostos. O Calculista de Seguros não foge à regra geral e precisa adotar alguns princípios, assim como aplicar algumas iniciativas que o farão crescer na profissão. Confira mais a seguir.

Conhecer sobre seguros

Dominar o conhecimento sobre o segmento no qual atua é essencial e indispensável para qualquer profissional que deseje avançar. Portanto, para o Calculista é necessário conhecer os diversos tipos de seguros e o respectivo público-alvo de cada um.

Para cada seguro, é importante conhecer as coberturas existentes, assim como quais estão no plano básico e quais são adicionais. Ao mesmo tempo, deve ter total afinidade com os termos mais comumente utilizados no ramo de seguros.

Desenvolver a capacidade de comunicação

Se o Calculista já for uma pessoa que se comunica com facilidade, deve aprimorar esse dom, pois no ramo de seguros é totalmente estratégico. Se ainda não domina essa arte, deve procurar aprendê-la.

Leve em conta que uma de suas atribuições é o atendimento que, por sua vez, é uma relação que pode resultar em fidelização do cliente. Da mesma forma, a comunicação interna com os demais colaboradores faz toda diferença no desempenho e se reflete na produtividade da Corretora.

Conhecer a tecnologia aplicada

O trabalho do Calculista pode contar com plataformas especializadas, desenvolvidas para Corretoras de Seguros e que facilitam muito suas tarefas e de outros setores também. É preciso conhecer essa tecnologia, tornar-se expert em sua utilização e aprimorar a eficiência do trabalho com o seu emprego.

Como as soluções TEx podem auxiliar esse profissional?

A TEx tem a solução completa para a Corretora de Seguros. A gestão centralizada da organização coloca o desempenho de toda a equipe em suas mãos com mais agilidade e eficiência.

Além disso, a TEx oferece o melhor MultiCálculo do mercado, integrado às maiores Seguradoras do Brasil. Sua transmissão é feita diretamente e com garantia de 100% de precisão. Com ele, o tempo gasto no trabalho de cálculo se reduz em 90%.

Assim, considere as seguintes facilidades disponibilizadas:

  • cálculo com até 20 Seguradoras;
  • cálculo simultâneo;
  • inclusão tanto de descontos como de coberturas adicionais;
  • transmissão eletrônica integrada;
  • integração com o WhatsApp;
  • geração e envio de boleto bancário;
  • garantia de 100% de precisão;
  • distribuição automática de renovações.

Como você pode ver, o Calculista de Seguros tem atribuições próprias que dão agilidade ao desempenho da Corretora, sobretudo quando operando com uma plataforma especializada como a solução disponibilizada pela TEx.

Entre em contato conosco e descubra como sua Corretora de Seguros pode avançar em produtividade com as facilidades das soluções da TEx.