Afinal, como ser Corretor de Seguros?

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Uma das conclusões a que os bons profissionais do setor costumam chegar é que vale a pena ser corretor de seguros. Para isso, no entanto, é preciso atender a alguns requisitos básicos e fazer investimentos em capacitação e treinamento constantemente, pois algumas competências e habilidades são requeridas.
Com o objetivo de construir uma carreira sólida, muitos profissionais procuram por dicas de como se tornar um corretor de seguros de sucesso. Por essa razão, vamos apresentar, a seguir, todos os procedimentos e iniciativas para se conquistar esse objetivo. Continue a leitura e descubra como ser corretor de seguros!

Atenda aos requisitos básicos

Para seguir a carreira de corretor de seguros é necessário inicialmente atender a alguns requisitos básicos determinados pela legislação pertinente. Assim, considere os seguintes pressupostos que devem ser garantidos antes de se iniciar na profissão:

  1. ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo;
  2. ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros da Escola Nacional de Seguros;
  3. após a aprovação, certificar-se junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A partir desses primeiros passos, pode-se dar início a uma promissora carreira profissional. Para se destacar no mercado, no entanto, será importante manter-se em permanente qualificação e atualização e desenvolver algumas características para trilhar uma ótima carreira.

Qualifique-se por meio de cursos e treinamentos

Durante a formação de um corretor, as rotinas do dia a dia vão propiciando novos conhecimentos e indicando formas de se conduzir. No entanto, uma carreira diferenciada requer mais que as experiências diárias. Dessa forma, é indispensável investir em qualificação e aperfeiçoamento e, em especial, no desenvolvimento de técnicas e práticas de vendas, assim como de gestão, uma vez que esses temas são essenciais e serão bastante utilizados nas rotinas do corretor.
Também deve ser considerado o conhecimento das principais questões ambientais ocorrentes e das características geográficas, culturais e sociais da região onde estiver operando, entre outros. Com isso, você vai estar bem situado com relação às necessidades de seus clientes e nas ponderações que precisar fazer.

Afinal, como ser corretor de seguros?

Tenha uma boa oratória

Um corretor trabalha se comunicando diretamente com o seu cliente. Apresentar uma boa oratória é essencial para transmitir segurança e confiança e, portanto, essa é uma característica que precisa ser desenvolvida, se já não estiver presente na linguagem do profissional.Não se trata de desenvolver o perfil de um palestrante (nem o cliente gostaria de ouvir palestras), mas de saber se expressar bem e demonstrar clareza suficiente nas palavras. Um bom vocabulário utilizado com precisão transforma uma simples conversa em fator de admiração.

Crie um bom relacionamento com o cliente

Ser comunicativo é um ótimo passo para atrair clientes, mas é preciso muito mais para manter um bom relacionamento. Leve em conta que não adianta dialogar com qualidade na hora da venda, se não demonstrar a mesma eficiência durante toda a jornada do cliente.De modo geral, nas negociações comerciais um contrato dificilmente é fechado no primeiro encontro. Por essa razão, é imperativo manter o foco e a atenção nas expectativas do cliente e conduzir o relacionamento de modo a não se distanciar.Isso também vale após a assinatura do contrato. Um bom corretor deve dar toda a atenção ao cliente e procurar garantir sua fidelização, assim como a indicação que vier a fazer de potenciais novos clientes.

Tenha iniciativa

Ter iniciativa é uma característica determinante para o corretor que almeja o sucesso. Afinal, as boas negociações não caem do céu. Na verdade, independentemente do setor, os bons resultados não acontecem por acaso, mas constituem o resultado de um trabalho bem executado. Nesse sentido, uma das principais características que o corretor deve desenvolver é a proatividade.Isso significa que não deve ficar esperando e torcendo para o aparecimento de clientes à sua porta. É preciso planejar e montar a própria estratégia de prospecção ou, quando pertinente, seguir as diretrizes e planos traçados pela empresa onde atuar.Para esse fim, deve estudar o mercado e o perfil do seu público-alvo a fim de se antecipar às necessidades e expectativas. Nisso consiste a essência do corretor proativo.

Construa uma rede de contatos

Construir uma rede de contatos é importante para iniciar a trajetória profissional de forma mais segura. Na verdade, é indispensável para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, permitindo um melhor direcionamento no princípio.Além disso, uma carteira de clientes consolidada com o tempo é capaz de trazer maior respaldo e mostrar para futuros clientes que profissionais sérios e competentes no mercado confiam no seu trabalho. São referências que fazem grande diferença nos contatos iniciais.

Conheça as vantagens de ser um corretor de seguros

Ser um corretor de seguros para quem possui espírito empreendedor é um excelente caminho e com boas expectativas. Embora o mercado não seja uniforme no Brasil, em razão das dimensões e heterogeneidade das diversas regiões do país, há muito espaço pela frente.O trabalho de um corretor o coloca em linha direta com o amparo à vida e ao patrimônio de muitas pessoas. No seu dia a dia, ele trata mostra os caminhos e as soluções mais adequadas disponíveis no mercado para que haja sobretudo mais tranquilidade para as pessoas.Por sua vez, o corretor de seguros é um empreendedor e pode tomar as rédeas de seus negócios, se assim o desejar. Construindo uma boa carteira de clientes, pode ampliar suas atividades e evoluir constituindo sua própria equipe.

Conheça a situação do mercado de seguros no país

O mercado nunca foi tão dinâmico como nesses tempos, especialmente em razão das mudanças promovidas pela pandemia de COVID-19 em todo o mundo. Novos hábitos e novas maneiras de trabalhar apontam para a necessidade de se acompanhar bem de perto a realidade.Assim, é fundamental manter-se adequadamente informado sobre o segmento de seguros, não apenas quanto aos aspectos técnicos, mas principalmente em relação à situação do mercado no país. O corretor deve estar permanentemente acompanhando as principais tendências do setor.

Conheça as competências e habilidades do corretor de seguros

O corretor de seguros deve considerar o que o mercado tem ditado como as principais características do profissional de sucesso. De modo resumido, podem ser consideradas como competências e habilidades fundamentais para o corretor:

  • habilidade para lidar com dados e novas tecnologias;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de desenvolver empatia;
  • disciplina e organização;
  • proatividade;
  • intimidade com técnicas de negociação;
  • entusiasmo e objetividade;
  • visão de mercado.


Desenvolver essas características ou aprimorá-las é o investimento pessoal que cada profissional deve realizar para se posicionar com diferenciais significativos. Dessa forma se consolida a afirmação do início do artigo de que vale a pena ser corretor de seguros.Se você gostou deste post, não deixe de conhecer as vantagens de ser um corretor de seguros pessoa física ou jurídica.