Como abrir uma Corretora de Seguros? Tudo o que você precisa saber

por
Omar Ajame
10 min

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Sendo um mercado em constante crescimento, muita gente está de olho nas Corretoras de Seguros como oportunidade de negócio. Porém, muitos que investem nessa área acabam não pensando o suficiente em como esse mercado funciona e o que pode ser feito para ampliar seus resultados. Saber os detalhes de como abrir uma Corretora de Seguros é fundamental para começar a sua jornada da melhor forma, contando com estratégias bem definidas e diferenciais que garantirão um crescimento sustentável e exponencial para a sua Corretora.

Quem deseja fazer esse investimento deve entender que praticar as ações corretas evita os prejuízos. Além disso, é importante saber como atender a uma parcela do mercado que esteja de acordo com a sua região e especialidade. Confira neste texto o que é necessário para se abrir uma Corretora de Seguros.

Dicas essenciais de como abrir uma Corretora de Seguros

Assim como qualquer outro negócio, abrir uma Corretora de Seguros exige estudo de mercado e definição de estratégias. Porém, existem alguns pontos específicos do mercado de seguros, como as exigências legais, aos quais os empreendedores devem se atentar. Conheça todos os passos:

Plano de negócios

O plano de negócios é um dos recursos mais determinantes para o empreendimento, devendo ser feito na fase ainda de pesquisa e de preparação. Ele deve contemplar a situação de investimento e sua relação com ações do mercado.

Avalie investir em ramos pouco explorados e que ainda têm baixa concorrência. Não se esqueça de fazer uma boa pesquisa para apostar no negócio com uma noção clara do tempo necessário para retorno de investimento e das ações que podem ser aplicadas para impulsionar sua Corretora.

O planejamento deve ser elaborado de modo objetivo e realista, com a finalidade de verificar qual o melhor aporte financeiro para a Corretora. Duas análises bastante eficientes que empreendedores costumam realizar antes de iniciar um negócio são a definição do modelo de negócios na matriz Canvas e a análise SWOT. 👇

Planejamento estratégico

O planejamento consiste em aliar a avaliação dos serviços, os conhecimentos específicos do mercado e a ação da Corretora. Ele deve ser feito analisando também os desafios que podem aparecer, conciliando, assim, as ações do negócio com as necessidades que estão envolvidas nas demandas dos clientes. Alguns fatores importantes que você precisa definir para abrir uma Corretora de Seguros são:

  • Ramos de seguros que você vai comercializar;
  • Seguradoras com as quais você vai trabalhar;
  • Definição do público alvo que você pretende atingir;
  • Definição da forma de atuação (quais são os seus diferenciais em relação aos concorrentes).

Uma boa fonte de informação para definir esses fatores é o Ranking do Setor de Seguros, estudo realizado pela CNseg, a A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

Exigências legais

A Corretora de Seguros pode ser pessoa física ou jurídica. Em ambos os casos, o Corretor deve ser habilitado legalmente para poder vender seguros.

A habilitação deve ser feita pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) ou pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que emitem o Certificado de Habilitação Técnico Profissional, comprovando que a pessoa tem o curso completo e estabelecendo a aprovação.

Os certificados permitem obter o registro profissional emitido pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta – IBRACOR, órgão autorregulador, autorizado pela SUSEP.

Atenção: desde outubro de 2019, por meio de Medida Provisória expedida pela Presidência da República, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) deixa de regular a categoria de Corretores de Seguros. Carta eletrônica da SUSEP.

Depois de habilitado, o Corretor deve estar regularmente inscrito no site IBRACOR, conforme passo a passo e deve apresentar os seguintes documentos:

‍Documentos exigidos para a inscrição dos Corretores, pessoas físicas:

  • formulário;
  • carteira de identidade, válida em todo o território nacional;
  • comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas — CPF;
  • comprovante de quitação com a justiça eleitoral;
  • comprovante de quitação com o serviço militar, quando se tratar de brasileiro com idade entre dezoito e 45 anos;
  • comprovante de residência ou declaração de endereço, firmada pelo próprio, nos termos da Lei n.º 7.115/1983;
  • comprovação de aprovação técnico-profissional em instituição de ensino autorizada, observando os ramos de atividade em que esteja habilitado;
  • ficha de adesão ao IBRACOR; O Corretor deverá anexar o print da tela de associação (clicar em “Associados” — “busca de associados” — Informar o Estado — pesquisar por Nome/ CPF/ CNPJ);
  • comprovante de pagamento de serviços estabelecido pelo IBRACOR, a seu favor.

Documentos exigidos para a inscrição dos Corretores, pessoas jurídicas:

  • formulário;
  • cópia do ato constitutivo, contrato ou estatuto social, devidamente arquivado no registro competente;
  • Carteira de Identidade, válida em todo o território nacional; Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas — CPF; Comprovante de quitação com a justiça eleitoral; Comprovante de quitação com o serviço militar, quando se tratar de brasileiro com idade entre dezoito e 45 anos, dos Sócios/Diretores/Administradores da Sociedade;
  • declaração de não impedimento legal, de todos os Sócios/Diretores/Administradores; (http://ibracor.org.br/inscricao)
  • comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas — CNPJ;
  • ficha de adesão ao IBRACOR; O Corretor deverá anexar o print da tela de associação (clicar em “Associados” — “busca de associados” — Informar o Estado — pesquisar por Nome/ CPF/ CNPJ);
  • comprovante de pagamento de serviços estabelecido pelo IBRACOR, a seu favor.

⚠ Uma forma mais fácil e segura de garantir que a Corretora esteja em conformidade com essas exigências é contando com os serviços de um contador. Além dos requisitos citados, esse profissional pode ajudar a realizar o registro em outros órgãos necessários, como:

  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social — INSS/FGTS”.

Informações fiscais e tributárias

De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE/IBGE), as Corretoras de seguros estão classificadas pelo código 6622-3/00, que engloba corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde. Assim, essas empresas podem optar pelo regime de tributação Simples Nacional (Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições), caso atuem com os seguintes modelos (desde que atendam os requisitos previstos na lei):

  • MEI (Microempreendedor Individual) — desde que a receita bruta anual não ultrapasse R$ 81.000,00;
  • ME (Microempresa) — desde que a receita bruta anual não ultrapasse R$ 360.000,00;
  • EPP (Empresa de Pequeno Porte) — desde que a receita bruta anual não ultrapasse R$ 4.800.00,00;
  • para esses registros, recomenda-se também a contratação de um contador.

Localização adequada

A localização da Corretora é de extrema importância. Esse fator ganha ainda mais relevância se você optar por abrir uma Corretora de Seguros e receber os clientes em vez de trabalhar da sua casa e visitar os clientes. Nesse primeiro caso, além de fácil acesso e uma boa localização, é importante que a Corretora tenha toda a estrutura operacional necessária, com serviços de água, luz, esgoto, internet e instalações atualizadas e de fácil manutenção.

O espaço físico para abrigar a Corretora deve ter tamanho suficiente para receber funcionários, equipamentos e atender aos clientes com conforto e segurança. Se possível, escolha um local que possa ser expandido, para absorver o crescimento do negócio.

O local deve ser conveniente para o uso comercial, de preferência com acesso à garagem, cartórios, bancos e demais serviços importantes.​

Investimento em marketing digital

Graças à internet, há muito mais oportunidades para alcançar seu público-alvo e obter mais leads. Porém, para alcançar esses resultados, é necessário se adaptar à realidade do marketing digital, que funciona de forma bem diferente dos meios de comunicação mais tradicionais. O principal ponto positivo da internet é a possibilidade de alcançar um público mais amplo de forma consistente. Para isso, é possível investir na divulgação em redes sociais, por exemplo.

A divulgação é essencial para o sucesso de qualquer ramo de negócio, e também para a Corretora de Seguros. É importante mostrar os diferenciais da sua Corretora e como ela pode atender às demandas dos clientes com qualidade.

Ao mesmo tempo, a internet aumenta consideravelmente o número de mídias e anunciantes disputando espaço. Sendo assim, se você quer maximizar seus resultados, precisa tomar algumas atitudes mais condizentes com esse meio:

  • tenha uma presença forte nas redes sociais;
  • busque sites confiáveis no setor para fazer anúncios;
  • acompanhe o comportamento do seu público;
  • use métricas de desempenho para se guiar;
  • busque feedback constante.

Lembre-se que, como parte de sua estratégia de marketing, é possível realizar atendimento online ou parcialmente automatizado. Considerando o grande volume de leads que você pode ter, isso faz uma grande diferença em seu desempenho.

Capacitação da equipe

Os Corretores lidarão diretamente com os clientes. Para que o seu negócio consiga oferecer um atendimento de qualidade, os funcionários precisam estar preparados para fornecer as informações corretas e, ao mesmo tempo, entender a necessidade e resolver os problemas dos clientes. Comunicação de qualidade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e investir nessa capacitação traz um excelente retorno para a Corretora. Além disso, é importante que os funcionários tenham as seguintes habilitações:

  • Habilitação para Corretor de Capitalização e Seguros de Vida e Previdência;
  • Habilitação para Corretor de Capitalização;
  • Habilitação em diferentes ramos, para que consiga trabalhar todos os tipos de seguro.

Adoção de ferramentas tecnológicas

A adoção de ferramentas tecnológicas ajuda na gestão da Corretora, registrando os dados dos clientes e todos os contratos. Com essa ferramenta, é possível acompanhar a produtividade, além de otimizar as cotações e demais processos internos. O uso de uma solução digital também permite a obtenção de dashboards para análise da lucratividade, mantendo os dados em segurança.

Software para Corretoras de Seguros

As tecnologias para Corretoras de Seguros tornam os processos muito mais facilitados, trazendo agilidade, prática e mobilidade. Os softwares de gestão e MultiCálculo para Corretoras de Seguros cumprem as funções de modo completo, trazendo integração e alavancando o potencial da equipe.

Por mais que a sua Corretora comece com apenas 1 ou 2 funcionários e ainda não tenha uma produção volumosa, contar com as ferramentas certas desde o começo vai otimizar suas tarefas e evitar custos e problemas. Com isso, você diminuirá o seu trabalho manual e operacional e poderá focar em atividades mais analíticas e estratégicas.

A Corretora de Seguros no cenário de pandemia

Como você já deve saber, os últimos anos foram marcados pela pandemia de COVID-19, a qual levou ao resfriamento de múltiplos mercados, incluindo o de seguros. Porém, isso não significa que acabaram as oportunidades de investir nele, é apenas necessário repensar alguns de seus planos. A pandemia acelerou, por exemplo, os esforços de digitalização e desafiou as Seguradoras a entender melhor as necessidades dos seus segurados. Entre as principais adaptações que você deve fazer para conseguir abrir uma Corretora de seguros após esse período, podemos destacar os listados abaixo.

Maior ênfase no atendimento online

Depois de longas quarentenas, descobrimos novas formas de nos relacionar. Nesse contexto, é bem mais difícil marcar reuniões para apresentar seus produtos e estabelecer qual é o plano ideal para cada lead. Como resultado, o padrão tem se deslocado mais e mais para o atendimento por meio da internet. O primeiro passo aqui é a criação de um bom site, além de e-mail e contatos os quais seus leads possam buscar com facilidade. Também é muito interessante para a Corretora de seguros usar suas redes sociais como canal de comunicação, pois já são sites muito usados pelos seus leads.

Uso de calculadoras digitais

O autoatendimento é muito útil por diversos motivos. Além de ser uma forma de reduzir a carga de trabalho para sua equipe, também é uma opção que muitos leads preferem. Uma ferramenta bem útil para incluir como parte dessa estratégia é a calculadora digital. Basicamente, você programa uma página em seu site para fazer uma estimativa rápida do valor de um seguro, tendo como base as informações do veículo e perfil do beneficiário, etc. Não é algo difícil de preparar e filtrará boa parte dos atendimentos online.

Mudanças em planos para se adaptar ao contexto

Por fim, mas não menos importante, é bom pensar que, com a pandemia, muitas pessoas não tem as mesmas condições de pagar por certos tipos de seguro, enquanto outras podem nem ter mais demanda para certas coberturas. Nesse caso, você deve adaptar os planos oferecidos pelo seu negócio a esses leads. Isso ajuda a manter a relevância do seu negócio a longo prazo.

+ Veja também esse artigo com um Panorama sobre o Mercado de Seguros no Brasil atual.

Como economizar com impostos

As empresas que atuam como Corretoras podem se enquadrar no Simples Nacional, obtendo assim a isenção da Contribuição Sindical. No entanto, é importante que essa isenção seja comunicada aos funcionários, a fim de evitar problemas legais e até mesmo desgaste no relacionamento com os corretores. Dentro desse regime, as alíquotas podem variar entre 6% e 33%, mas é importante lembrar dos limites que citamos acima. A partir dos 120 mil reais em renda, a melhor opção pode ser o Lucro Presumido. A escolha do melhor regime de tributação deve ser conversado com um contador e incluído no planejamento estratégico e no plano de negócios, já que afeta diretamente o desenvolvimento e os impostos pagos pela Corretora.

Agora que você já sabe como abrir uma Corretora de Seguros, veja dicas de como vender mais e com mais qualidade e esclareça as suas dúvidas sobre a função do Corretor de Seguros. Para ler, clique aqui.

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