Como construir uma cultura empresarial dentro da corretora?

por
Omar Ajame
9 min

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Definir cultura empresarial ainda é um grande desafio no contexto corporativo. Muito se fala sobre o tema, porém a opinião ainda não é um consenso total. Para que você possa compreender, ela diz respeito ao conjunto de valores, crenças e princípios que norteiam as atividades internas de uma empresa.Ela define, basicamente, a imagem que sua empresa pretende passar, tanto para o público externo quanto para o interno, podendo tanto caracterizá-la tal como seus concorrentes quanto diferenciá-la no mercado. Por isso, é fundamental construir uma cultura empresarial sólida e concernente com os valores que você deseja passar.Continue lendo e veja nossas dicas de como fazer isso de forma estratégica e tire suas dúvidas sobre o assunto.

A importância da cultura empresarial dentro da corretora

Uma cultura empresarial sólida é capaz de destacar uma empresa consideravelmente no mercado. Por exemplo, pense na cultura empresarial da Apple, a qual busca sempre promover uma experiência única para seus clientes. Esse foi um dos principais pontos que a colocou à frente de seus concorrentes e norteia todas as suas produções até hoje.A cultura empresarial também impacta internamente nas organizações e em sua produtividade. Afinal, seus colaboradores precisam estar em sinergia com esses princípios, para que possam realizar suas atividades dentro desses valores.Seguindo o exemplo anterior, se os idealizadores dos produtos não trabalharem pensando em promover uma experiência única para o cliente, isso não se refletirá nos itens que são criados e, posteriormente, comercializados para o público.

Quais vantagens você ganha ao investir em uma cultura empresarial

Independentemente de qual seja o seu seguimento de negócios, há sempre bons motivos para investir na criação de uma cultura organizacional. E quanto mais um negócio cresce, mais você vai notar a importância de contar com esta estrutura.Veja aqui alguns dos principais benefícios que você pode esperar.

1. Alinhar melhor os valores da empresa

Diferentes negócios priorizam diferentes valores. Alguns colocam mais ênfase na competitividade e inovação, enquanto outros são mais focados em disciplina e bom atendimento.Em qualquer um dos casos, ter estes valores bem definidos e esclarecidos faz toda a diferença no dia a dia do seu negócio. Seja para tomar decisões internas ou construir a imagem desejada para sua empresa.

2. Criar um ambiente de trabalho mais acolhedor

Quando os seus colaboradores têm valores e hábitos conflitantes, é mais difícil garantir que todos se sintam confortáveis. E, como eles passam a maior parte do dia neste local, é ideal que os colaboradores se deem bem.Ao investir em uma cultura organizacional específica, você também facilita estas interações, pois estabelece certos padrões de comportamento que todos consideram como aceitáveis. A longo prazo, isso facilita bastante as interações no cotidiano.

3. Facilitar o processo de recrutamento

Durante o processo de recrutamento e seleção, muitos fatores devem ser considerados além da qualificação profissional. Afinal, se um candidato não tem um perfil condizente com o que a empresa busca, então ele terá mais dificuldades para se adaptar às suas novas rotinas.No fim das contas, sua cultura empresarial também é uma forma de afunilar o processo seletivo e contribuir com a redução da rotatividade.

O impacto da cultura organizacional sobre a empresa

Quando uma cultura organizacional não é bem definida, ou que não seja seguida pelos seus colaboradores, pode gerar impactos significativamente complicados. E quanto mais tempo você esperar para corrigir esta situação, maiores serão as dificuldades para realinhar o seu negócio. Alguns dos principais exemplos disso são:

  • aumento de turnover;
  • dissonância entre o esperado pela organização e as tarefas produzidas pelos colaboradores;
  • perda de engajamento e motivação dos seus colaboradores;
  • dificuldade de liderança por parte dos gestores;
  • atrasos e necessidade de retrabalho constante na empresa;
  • desrespeito à hierarquia do negócio, entre outros.

A longo prazo, estes problemas podem prejudicar bastante seu desempenho e até custar algumas oportunidades de crescimento. Mesmo que não pareça uma prioridade no momento, vale a pena manter estes esforços na sua agenda.

Como construir uma cultura empresarial

É verdade que há muitos desafios e muitos fatores a serem levados em conta. Contudo, ainda é possível construir uma cultura organizacional que seja realmente sólida e eficiente. Basta que você entenda quais atitudes tomar. Veja algumas dicas a seguir.

Construa um pilar sólido internamente

É bem comum que algumas empresas tenham uma cultura estabelecida em teoria, mas que não seja incentivada ou reforçada no dia a dia. Em muitos casos, ela nem se quer é documentada, ficando muito abrangente e aberta a interpretações.Se a cultura organizacional não estiver sólida internamente, as ações não vão se refletir para os seus clientes. Por isso, é fundamental construir uma base inicial que seja sólida, de fato, para que as demais ações sejam embasadas nesse ponto.

Contrate de acordo com a cultura da empresa

Como já mencionamos, usar os valores da sua empresa como critério para definir quais candidatos serão contratados faz uma grande diferença em seu processo de recrutamento. Com este filtro, você já terá bem mais segurança na composição da sua equipe.Se a pessoa não tem o perfil adequado dentro da cultura da empresa, seus gestores de RH terão que demandar tempo e recursos para tentar contornar a situação. Muitas vezes, a situação pode ser irreversível, levando à saída ou demissão do colaborador. Para evitar isso, é fundamental que você já contrate alguém que tenha sinergia com a cultura da empresa.

Tenha metas bem definidas

Considerando que a construção de uma cultura organizacional é um investimento, é ideal que você tenha algumas metas claras para acompanhar seu progresso. Nesse ponto, vale a pena adotar algumas métricas, como índice de satisfação dos clientes, relatórios internos e, claro, o feedback da sua própria equipe. Afinal, eles precisam adotar estes valores eles mesmos.

Busque o engajamento dos seus colaboradores

Seus colaboradores precisam fazer parte da cultura empresarial. Para isso, é fundamental buscar seu engajamento no dia a dia. Escute suas demandas, estimule-os a participar, a difundirem suas ideias e a realmente vestirem a camisa da organização.Outras dicas importantes são:

  • não perca o foco tentando incluir todos no processo;
  • deixe a liderança agir;
  • crie rituais de reforço da cultura organizacional;
  • pesquise a satisfação dos seus funcionários;
  • dedique-se à retenção de talentos do seu negócio, entre outros.

Com uma cultura empresarial sólida, as demais estratégias para o crescimento e fortalecimento da organização se tornam mais fortes e com maior chance de ter melhores resultados.Uma das vantagens é uma maior facilidade para a prospecção de clientes para sua corretora de seguros. Quer tirar mais alguma dúvida sobre este tema? Então deixe um comentário com sua pergunta e logo responderemos.