5 práticas de gestão de tempo e produtividade para Corretoras de Seguros

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A gestão de tempo e produtividade para Corretoras de Seguros deve estar entre as suas prioridades. Afinal, com isso, é possível otimizar o uso dos recursos humanos ao máximo, o que significa redução de custos, maior produtividade e satisfação do cliente.
Para isso, algumas práticas de planejamento, implementação de tecnologias e capacitação da força de trabalho são muito importantes. Ficou interessado? Acompanhe o nosso post!

Quais as 5 melhores práticas de gestão de tempo e produtividade para Corretoras de Seguros?

Há algumas ações que apresentam resultados muito bons e devem ser aplicadas o quanto antes.
Veja abaixo.

1. Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para aumentar a produtividade e melhorar a gestão de tempo em uma Corretora de Seguros é o planejamento. É preciso saber o tempo que cada colaborador tem e quanto tempo cada tarefa leva para ser realizada e, então, mapear as oportunidades para otimizá-los. Nesse sentido, o mapeamento das tarefas é imprescindível.
Veja quais são todas os processos da sua Corretora e identifique a sequência de tarefas. Atualmente, em média, quanto tempo cada uma delas leva?
Aqui, primeiramente, é preciso ser realista. Identifique o tempo que está levando atualmente. Depois disso, avalie se ele está dentro do ideal ou se tem como melhorar. A otimização pode ser feita por meio de várias ações:

  • melhor gestão do tempo, isto é, saber priorizar e organizar as tarefas — para isso, você pode utilizar várias ferramentas, como aplicativos de gestão de atividades/projetos, planilhas, matrizes de responsabilidade, gráfico de Gantt, entre outros;
  • feedback aos colaboradores sobre a produtividade, principalmente quando houver a percepção de que o gargalo é o rendimento pessoal deles;
  • implementação de tecnologia de automação, que realiza tarefas repetitivas ou complexas sem necessitar de muitos comandos humanos.

2. Capacite seus colaboradores

Frequentemente, os colaboradores apresentam baixa produtividade não porque estão desmotivados, mas porque não têm as competências necessárias. Assim, investir em capacitação é uma medida imprescindível e com alto retorno.
Afinal, além de adquirir as habilidades de que precisam, os seus funcionários valorizarão o fato de haver um investimento neles. Consequentemente, ficarão mais bem dispostos a "suar a camisa" pela Corretora.

3. Invista em MultiCálculo

O MultiCálculo é uma forma de automatizar uma tarefa que era muito demorada nas Seguradoras. Antigamente, os Corretores precisavam fazer cotações individualmente nos sites das Seguradoras, montar um arquivo reunindo todas as propostas e enviar um e-mail manualmente para os clientes.
Com um bom sistema MultiCálculo, como o TELEPORT, é possível realizar a cotação simultânea nas 18 principais seguradoras do país. Estamos sempre trabalhando para integrar nosso sistema com outras ferramentas e trazer uma gama de produtos cada vez maior.
Além disso, todo o processo de formatação da informação e elaboração de um arquivo digital, como um PDF, é feito pela plataforma. O envio de e-mails também fica automatizado. Dessa forma, uma ação que poderia demorar várias horas leva apenas alguns minutos.

4. Adote indicadores de desempenho

Há uma máxima no mundo dos negócios atualmente: "se você não mede, você não sabe. Se não sabe, não pode melhorar". Nesse sentido, ter indicadores para avaliar a produtividade e o desempenho dos seus processos e colaboradores é essencial. Quer conhecer os melhores para as Corretoras de Seguro? Temos um post bem completo sobre o tema.

5. Utilize um bom sistema de gestão

Por fim, tudo isso é capacitado por meio de um bom software com ferramentas de automação. No entanto, não basta qualquer sistema de gestão. É preciso ser o melhor para a sua empresa. Para as Corretoras, os seguintes requisitos são importantíssimos:

  • ter sido desenvolvido especificamente para o setor de Corretoras de Seguro, pois há milhares de ferramentas no mercado e poucas delas entendem como funcionam os processos desse tipo de negócio — assim, você precisará de vários sistemas auxiliares, que possivelmente não dialogam entre si;
  • ter uma visão ampla das demandas das Corretoras. Outro problema é usar softwares que sejam excessivamente específicos — por exemplo, sejam só MultiCálculos ou só de gestão de equipes —, fazendo com que você caia no problema anterior;
  • ter boa capacidade de integração com as ferramentas das Seguradoras, afinal, para cotações precisas e resumos contratuais precisos, é preciso que elas apresentam um diálogo fluido — assim, o Corretor não vai precisar gastar parte do tempo dele com correções nas propostas para os clientes;
  • realizar a gestão eletrônica de documentos — conhecida como GED, ela traz todas as funcionalidades para digitalização, hospedagem e organização de documentos;
  • auxiliar nas tarefas de pagamento, uma vez que não faz sentido um sistema fazer todas as cotações e propostas para os clientes, mas, depois da escolha, não gerar automaticamente o boleto de pagamento — isso traria retrabalho para os funcionários e maior demora na finalização da contratação.

Lá, você poderá gerir a capacitação da sua equipe, fazer MultiCálculos com o máximo de automação, acompanhar indicadores, guardar e gerenciar documentos, entre outras tarefas.

Por que escolher o TELEPORT para a gestão de tempo e produtividade da Corretora de Seguros?


O TELEPORT é o melhor sistema de ferramentas integradas no mercado por vários motivos. Primeiramente, foi pensado exclusivamente para as Corretoras de Seguro. Então, isso permite um foco nas soluções para esse modelo de negócios em vez de dissipar os recursos e conhecimentos para outras áreas de atuação.
A TEx foi fundada por pessoas que trabalharam durante muitos anos no setor de seguros. Desse modo, internamente, nosso time tem bastante know-how do setor, de forma prática. Sabemos como os processos funcionam. Além disso, estamos em constante contato com os nossos clientes para saber como as podemos melhorar nossas ferramentas.
E mais: temos as funcionalidades mais completas. Confira a seguir os diferenciais do nosso MultiCálculo:

  • cálculo em mais de 40 produtos das principais Seguradoras em até 30 segundos;
  • R$ 3.5 bilhões em prêmios transmitidos por ano;
  • mais de 20.000 usuários em todos os estados do país;
  • integrado a todas as principais Seguradoras;
  • cálculo simultâneo de franquia normal e reduzida;
  • envio de cotações por email e SMS;
  • geração e envio de boleto bancário;
  • transmissão eletrônica integrada;
  • distribuição automática de cálculos de renovações;
  • garantia contratual de 100% de precisão;
  • assinatura eletrônica

Por fim, nossos servidores são totalmente seguros, o que garante a inviolabilidade dos dados. Nossos bancos de dados estão preparados para implementar todas as medidas da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), o que ajudará sua empresa a entrar em conformidade com a norma rapidamente.
Portanto, a plataforma TELEPORT é a solução certa para que sua Corretora conquiste muito mais agilidade nos processos. Ela reúne as principais soluções necessárias para tornar a gestão de tempo e produtividade muito mais fácil e otimizada. Tudo começa com um MultiCálculo preciso e rápido, complementado por diversas funcionalidades do dia a dia dos negócios.

Quer saber como a TEx pode ajudá-lo nesse processo? Então, entre em contato com nossos consultores!
Aproveite para seguir a TEx no Instagram e ficar por dentro de todas as novidades.