Gestão do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

O tempo é, provavelmente, o único recurso que não se pode substituir. Quando passa, não se recupera jamais, por isso a gestão do tempo é tão importante quando aplicada aos negócios. Em corretoras de seguros, gerir o quanto se produz ao longo das horas significa maior volume de negócios, principalmente se considerarmos que um dos pontos que mais consome tempo é o processo de cotação.

Tendo em vista que seu tempo é precioso, destacamos nesse artigo, de forma sucinta, 5 dicas para você controlar melhor o uso que faz das 24 horas que tem por dia.

1. Crie uma hierarquia de tarefas

Sem pensar muito, você saberia dizer quais são as suas demandas mais urgentes e as que podem ser postergadas? A separação das tarefas conforme a urgência de cada uma é o primeiro passo para aproveitar melhor o tempo e ser mais produtivo. Para facilitar, você pode utilizar uma planilha, e dispor nela tudo que é feito ao longo de um dia ou utilizar algum sistema que te ajude a organizar as tarefas diárias. Crie três categorias básicas:

  • urgentes — as que precisam ser feitas “pra ontem” têm sempre prioridade;
  • importantes — devem receber maior atenção, pois se atrasarem, poderão gerar prejuízos;
  • circunstanciais — demandas que surgem com certa regularidade, mas que não consomem muito tempo ou não precisam ser resolvidas rapidamente.

Uma vez identificadas as tarefas de acordo com seu nível de urgência, pode-se avançar à organização propriamente dita.

2. Priorize o mais urgente

Agora que você sabe o que precisa ser resolvido de forma imediata, é hora de se concentrar no que deve ser feito sem demora, mantendo a motivação lá em cima. Nesse ponto, é importante que você elimine toda e qualquer possibilidade de distração, principalmente o seu smartphone.

Na prática, não precisa contar com recursos muito sofisticados para impedir que seu aparelho tire sua atenção. Você poderá, por exemplo, silenciar os alertas acessando nas configurações a opção notificações. Bloqueie as notificações de aplicativos que o chamam com mais frequência, e veja como é possível ficar pelo menos meia hora sem olhar para a tela do celular.

3. Mantenha a organização

A falta de tempo tem relação direta com a desorganização. Como não há controle sobre o que deve ser feito e quando — e até como — fazer, é normal que fique aquela sensação de que algo está errado. A dica, nesse aspecto, também é simples. Registre em papel, por aplicativos de gestão do tempo ou em planilhas, do Google ou Microsoft Excel, todos os seus passos ao longo do dia. Organizar o espaço também é importante. Se você acredita em “bagunça organizada” talvez seja melhor reavaliar seus conceitos.

Certamente, uma mesa de escritório que faz você levar meia hora para encontrar um simples formulário não é um bom exemplo de organização. Essa desorganização pode cobrar um preço muito caro, principalmente quando você precisa enviar o mais rápido possível uma proposta comercial.

4. Use ferramentas de gestão do tempo

Existem outros aplicativos que podem ser bastante úteis na aparentemente impossível tarefa de controlar melhor o uso do tempo. Alguns deles são:

5. Faça pausas entre as tarefas

Quando deixamos de controlar o tempo, fazemos por achar que, ao cronometrar o tempo, estaríamos nos tornando máquinas. Na verdade, o conceito é exatamente oposto.

Como seres humanos, somos naturalmente limitados por nossas capacidades físicas e cognitivas para realização de tarefas. A organização da rotina diária também serve para melhor aproveitamento do tempo livre entre os afazeres. Avalie de quanto você precisa, pode ser 30 minutos ou uma hora a cada 3 ou 4 trabalhadas.

Conclusão

O importante é que você inclua essas pausas e faça a gestão do tempo em função do trabalho, mas sem deixar de contemplar as horas de descanso. Outra dica muito valiosa é a leitura do livro A Tríade do Tempo, indispensável para todo profissional de corretagem e para quem precisa ter mais tempo disponível. E já que estamos falando de gestão, que tal avançar no assunto, e conhecer os principais desafios do profissional de gestão de pessoas?