Tipos de sistema de gestão e como escolher o melhor para a Corretora

por
Omar Ajame
10 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Gerir uma Corretora de Seguros utilizando métodos analógicos ou digitais antiquados, como planilhas e documentos de textos soltos, em plena transformação digital, é entregar uma larga vantagem competitiva para a concorrência.

Ao utilizar um dos vários tipos de sistema de gestão disponíveis no mercado, a sua empresa ganhará em produtividade, organização e capacidade analítica, automatizando vários processos, centralizando dados e integrando setores. Com isso, o corretor de seguros poderá focar mais em tarefas estratégicas do que nas operacionais para alcançar um número maior de clientes e traçar metas mais ousadas.

O resultado é um ganho competitivo, melhor capacidade de tomada de decisão, além da redução de erros e retrabalhos. Mas, como funciona e quais são as principais ferramentas de gestão? É sobre isso que falaremos neste post. Nele, vamos listar e detalhar os 5 principais softwares empresariais. Confira!

1. Software de gestão financeira

O software de gestão financeira, como o próprio nome sugere, é uma aplicação desenvolvida para aprimorar os processos relacionados ao controle do dinheiro que entra ou sai de uma empresa. Esse sistema facilita a emissão de boletos e de notas fiscais eletrônicas, além de tornar o fluxo de caixa mais preciso com a automatização. Ele também viabiliza a centralização dos dados de contas a pagar e receber e permite a elaboração de relatórios gerenciais e financeiros, entre outras funções.

Entre as principais vantagens obtidas pelas empresas que adotam um sistema de gestão financeira está a maior transparência em relação à origem das despesas e receitas do negócio, favorecendo a previsibilidade das movimentações do caixa. Ao unir capacidade analítica, transparência e previsibilidade, o gestor passa a ter uma maior capacidade de criar planos de ação para otimizar os ganhos da empresa, ao mesmo tempo em que corta os gastos desnecessários.

Tipos de sistema de gestão e como escolher o melhor para a corretora

2. Sistema de gestão contábil

Em um setor que trabalha com um fluxo de documentos e dados enormes, com uma série de atividades burocráticas e repetitivas, como é o setor contábil, o sistema de gestão entra como um grande otimizador de produtividade. Além de sobrar mais tempo para os profissionais trabalharem de maneira mais estratégica, em vez de rotinas mecanizadas, o sistema de gestão contribui para a redução na margem de erros, o que gera redução de custos.

Alguns procedimentos contábeis devem ser extremamente corretos e precisos, como a elaboração de relatórios — um bom exemplo é o DRE (Demonstração do Resultado de Exercício), que permite ao gestor avaliar se o negócio está dando lucro. Outras funcionalidades que demandam precisão são o cálculo de tributos, avaliação de patrimônio corporativo e cálculo de folha de pagamentos. Todos esses dados precisam ser fidedignos, pagos ou registrados de acordo com as suas respectivas legislações.

3. Software de gestão de vendas

A venda é o processo que viabiliza a receita de uma empresa, ou seja, quanto mais escala tiver, maior será a lucratividade. Sem um sistema de gestão e automação de vendas, a empresa pode perder oportunidades e clientes para a concorrência, deixando de aproveitar todo o seu potencial produtivo. Ao utilizar esse sistema, a empresa aumentará a sua eficiência no controle de estoque, facilitará a compra com os fornecedores, tornará mais independente e automatizado o processo de compra dos clientes, além de utilizar os dados centralizados para avaliar demandas — como quais são os produtos que mais saem, quais têm menos sucesso, os hábitos de consumo dos clientes, etc.

O modelo de software de vendas mais utilizado é o CRM — Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamentos com o Cliente. Esse é um sistema completo que possibilita a empresa o acompanhamento de todas as interações com o consumidor, facilitando novas vendas e a agilidade de novos atendimentos. Além da base de dados ser importante para as análises dos hábitos dos clientes, ela também ajuda no ganho de produtividade, pois a equipe de vendas passa a ter as informações do consumidor em mãos e assim pode otimizar processos com poucos cliques, sem a necessidade de fazer o mesmo registro mais de uma vez. No atendimento, isso também favorece a satisfação do cliente, que não precisa ficar repetindo os dados várias vezes e tem a sua solicitação resolvida mais rapidamente.

4. Software de gestão de documentos

Os softwares de gestão de documentos, como o próprio nome sugere, são aqueles utilizados para que os funcionários criem, editem e compartilhem documentos digitais.É uma excelente solução para as empresas que lidam com um fluxo muito grande de documentos nos mais variados formatos — textos, imagens, vídeos, áudio, etc — mas não tem um banco de dados centralizado ou uma forma de integrá-los para dar acesso aos profissionais.

Além de facilitar o acesso e a organização, o software entrega uma maior segurança, com camadas de proteção extras, como a criptografia de ponta a ponta e a possibilidade de restrição de acesso a determinados documentos de acordo com o grau de hierarquia ou função de cada profissional. Outro fator a ser ressaltado é o ganho de produtividade, pois os profissionais não precisarão mais procurar por arquivos soltos ou transportá-los de forma insegura em dispositivos móveis de armazenamento para executarem os seus serviços. Tudo estará disponível em nuvem, organizado e com acesso facilitado por um sistema de busca.

5. Software de gestão empresarial

Agora vamos falar da solução mais completa, aquela que traz todas as funcionalidades que a empresa necessita para o seu dia a dia e que pode englobar todos os tipos de sistemas de gestão citados neste post, em formato de módulos. Trata-se do sistema de gestão empresarial — ERP, ou Enterprise Resource Planning. Esse modelo de software é utilizado por empresas que têm sua estrutura formada por vários setores, que precisam integrar dados e automatizar uma série de procedimentos. Esse tipo de sistema pode trazer uma série de módulos que adicionam funcionalidades como:

  • cadastro de vendedores, produtos, serviços e fornecedores;
  • elaboração de orçamentos;
  • emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  • controle de cadastro de clientes;
  • geração de boletos de cobrança;
  • consulta ao extrato bancário;
  • controle de estoque e produção.

Como escolher o sistema ideal para a minha Corretora de Seguros?

Com as empresas mergulhando na transformação digital, a tendência é que surjam cada vez mais desenvolvedores que forneçam softwares direcionados para áreas específicas, criados por profissionais que conhecem o setor e sabem exatamente as necessidades dos negócios.

Tipos de sistema de gestão e como escolher o melhor para a corretora

Nesse cenário, trabalhar com um software genérico, com funcionalidades que você não utilizará plenamente, só aumentará os gastos e não entregará a produtividade esperada. Um corretor de seguros aumentará a sua capacidade de atuação ao contar com um sistema de gestão completo, que entrega as funcionalidades necessárias para o gerenciamento desse segmento. Um bom sistema de gestão para um corretor deve oferecer um CRM adequado, ferramenta MultiCálculo, gestão de documentos, gestão financeira e até mesmo um motor de vendas online. Tudo isso você encontra nas soluções da TEx, como o TELEPORT Pro, que é uma solução 100% online desenvolvida com foco total nas demandas das Corretoras de Seguros, além do MultiCálculo.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido as diferenças entre os tipos de sistemas de gestão e possa fazer a melhor escolha para a sua empresa. Não perca a oportunidade de ampliar a sua produtividade, centralizar a gestão, reduzir os erros e marcar de vez a sua posição no mercado.Gostou do post? Quer saber como contar com o TELEPORT Pro, o software mais completo do mercado para Corretores de Seguros? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.