Mercado de Seguros: confira 6 tendências de tecnologia para 2022

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

As tendências de tecnologia para 2022 têm sinalizado boas soluções para o segmento de Seguros. É essencial acompanhar essa evolução e as novas ferramentas e instrumentos que aprimoram o desempenho do setor.

Na verdade, são facilidades que trazem melhores respostas e maior precisão nos dados. A gestão da empresa e o relacionamento com o segurado evolui e melhora significativamente.

Continue a leitura e descubra 6 tendências de tecnologia para 2022!

1. Busca por voz

A busca por voz (voice search) consiste em fazer uma pesquisa normal nos mecanismos de busca da rede web falando a palavra-chave em vez de digitá-la. A utilização dessa ferramenta já se mostra intensa e crescente, sobretudo por ser intuitiva, mais rápida e liberar a necessidade de uso das mãos para digitar.

Falar é bem mais fácil que digitar e, com o predomínio dos aparelhos móveis como smartphones e tablets, nada melhor do que dizer o que se quer e obter o resultado. Por essa razão, a tendência dessa tecnologia é de crescimento garantido.

2. Pagamento digital

Pagamento digital é uma transação financeira realizada online, em ambiente virtual, por meio de dispositivos habilitados para esse fim. Para que se efetive, é indispensável o cumprimento de uma série de protocolos que acabam se tornando intuitivos pela prática.

A modalidade cresceu significativamente durante a pandemia de Covid-19 e deve continuar se expandindo. A prática dela trouxe celeridade para os negócios de compra e venda de produtos e serviços.

3. Microvídeos

Os microvídeos são produções em vídeo de curta duração, em torno de alguns segundos, e que encontraram grande receptividade entre os usuários. O exemplo mais clássico são as produções do TikTok e similares.

É um formato simpático, principalmente porque não cansa, mas é capaz de transmitir mensagens e informações concisas e objetivas. Fazer uso de microvídeos pode ser um diferencial eficiente na divulgação e na estratégia de marketing da Corretora.

4. Open Insurance

Open Insurance, ou sistema de seguros aberto, é a condição na qual usuários de produtos e serviços de seguros autorizam que suas informações sejam compartilhadas entre as empresas do segmento. Nesse sentido, trata-se de ambiente com toda a segurança e oferece em troca agilidade, precisão e conveniência.

Assim, o consentimento do cliente é indispensável para que o sistema se efetive. As facilidades, no entanto, são muitas e, em especial, a construção de um marketplace de seguros em que as informações estarão integradas.

5. Autosserviço

Mais uma vez a pandemia acelerou o crescimento da utilização de sistemas de autosserviço no segmento de seguros. Assim, observou-se o crescimento da prática, por exemplo, da vistoria online de imóveis e da avaliação de sinistros, a partir de imagens encaminhadas pelo segurado.

Novos serviços deverão estar disponíveis incrementando o autosserviço como alternativa operacional do interesse de todos. Os portais de Seguradoras e Corretoras também deverão apresentar maior integração com as redes sociais para fins de agilizar ainda mais o autosserviço.

6. Inovação em cobrança

A cobrança do prêmio de seguros, tradicionalmente realizada por meio de débito em conta ou por boleto, introduziu novas formas que agilizaram e ampliaram as possibilidades. Desse modo, a introdução do Pix e da recorrência por meio de cartão de crédito consolidaram essa inovação.

Em especial, maior atenção tem sido dada ao Pix, que viabilizou respostas imediatas de vigência dos contratos. O Mercado Securitário agradece.

Como você pode ver, as tendências de tecnologia para 2022 trazem vantagens e benefícios para o Mercado de Seguros e seus usuários, e sua Corretora pode começar fazendo uso de uma plataforma de gestão especializada e dispor de um conjunto de facilidades.

Gostou do conteúdo? Continue conosco e curta nossa página no Facebook!