Corretores de Seguro podem ser substituídos pela tecnologia? Descubra

por
Omar Ajame
4 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A tecnologia continua avançando e os Corretores de Seguro devem estar atentos. Sistemas online, dados em nuvem e plataformas de gestão já fazem parte do universo das corretoras.

Assim, é hora de inteirar-se e manter-se atualizado, para não ficar para trás. A regra da atualidade é o aperfeiçoamento constante, o que não pode ser dispensado pelo profissional que não pretende naufragar nesse mar.

Continue a leitura e descubra se Corretores de Seguro podem ser substituídos por tecnologia.

Evolução da tecnologia no Mercado de Seguros

A tecnologia tem crescimento próprio, mas vem recebendo um impulso significativo em razão das demandas de comunicação online. Grande parte dos trabalhos realizados compulsoriamente em home office deverão permanecer assim.

Como resultado desse desenvolvimento, há uma grande necessidade de se adaptar. Aliás, adaptação tem sido o carro-chefe em todos os segmentos e com o Mercado de Seguros também é assim.

Embora a tecnologia venha trazendo facilidades cada vez maiores para os clientes, ela não dispensa o corretor. Mas quem trabalha no segmento precisa aprender a utilizar essas facilidades e até tirar vantagem delas.

Nesse sentido, plataformas de gestão para Corretoras de Seguro, por exemplo, organizam e agilizam uma infinidade de tarefas. O resultado? Muito mais eficiência. Portanto, porque não pegar o trem da tecnologia e embarcar nessa viagem evolutiva e de melhoria do negócio de seguros?

Parceria: a tecnologia não substitui o Corretor de Seguros

Para tirar o máximo proveito da tecnologia, no entanto, é preciso inteirar-se de suas possibilidades e das facilidades que oferece. Assim, investir em conhecimento tecnológico é indispensável para crescer junto, adquirindo meios para aprimoramento dos trabalhos.

Descobrir soluções tecnológicas, interagir com elas e dominar sua utilização constituirá a parceria que o próprio mercado necessita: um corretor investido de tecnologia, com ferramentas, conhecimento e suporte para o melhor atendimento.

Considere, para esse fim, conhecer, entre outras, soluções como:

  • IoT (Internet das Coisas);
  • Big Data — grandes volumes de dados analíticos;
  • plataformas online de seguros — gestão, MultiCálculo e vendas;

Assim, a hora é de inovar, especialmente na forma como se exercita a arte. Isso significa estar permanentemente atualizado com o mercado de seguros, aprimorar suas habilidades profissionais e passar a fazer uso das tecnologias disponíveis.

Benefícios da tecnologia para o Corretor que sabe utilizá-la

Para ficar bem claro que a tecnologia não veio para dispensar o Corretor, mas para induzir a um esforço no seu aprimoramento, considere os benefícios seguintes, entre outros, que resultam desse aperfeiçoamento:

  • Fornece instrumentos para gestão do relacionamento com os clientes;
  • Organiza a agenda e a gestão do tempo para maior eficiência;
  • Facilita a comunicação;
  • Agiliza a disponibilidade de informações;
  • Facilita o controle financeiro;
  • Amplia e qualifica a performance do Corretor de Seguros.

O Corretor de Seguros deve perceber que, cada vez mais, deverá se profissionalizar. Essa verdade, nos tempos modernos, se traduz por avançar no conhecimento que detém a respeito das tecnologias que se apresentam e, assim, poder fazer o melhor uso dessas facilidades.

Como se viu, Corretores de Seguro não estão ameaçados pela tecnologia, mas têm a oportunidade de investir em sua própria formação e tirar o melhor proveito dos benefícios do mundo conectado.

Se você gostou deste post, continue conosco em nossa página no Facebook.