Veja como o Corretor de Seguros pode identificar as necessidades do Segurado da melhor forma

por
Ed Tomaz
4 min

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Um dos fatores decisivos para o sucesso de um Corretor de Seguros é a sua capacidade de identificar e de saber lidar com as reais necessidades do segurado. Algumas iniciativas facilitam esse entendimento e viabilizam ações mais precisas com esse fim.

Leve em conta que o segurado possui demandas que podem e devem ser supridas pelo Corretor. As respostas positivas, a fidelização e a satisfação do cliente constituem a recompensa. Continue a leitura e saiba como alcançar esse objetivo!

Conhecer o cliente

Para identificar as necessidades do cliente, é preciso conhecê-lo, isto é, saber qual é o perfil envolvido, qual a condição financeira e os principais objetivos que norteiam as ações desse cliente. Quanto mais informações, melhor. Além disso, é importante saber identificar os principais tipos de clientes, entre os quais se destacam:

  • indecisos e decididos;
  • atentos e desatentos;
  • confusos;
  • comunicativos;
  • negociadores;
  • apressados.

Cada um desses tipos requer uma abordagem diferenciada para reconhecer as reais necessidades que apresentam. Ao mesmo tempo, considere ainda as características de investidor e de protetor, sobretudo dos entes familiares.

Dispor de um amplo conhecimento do mercado

Não há como identificar as necessidades do segurado sem dispor de informações suficientes para oferecer soluções para as dores que ele apresenta. É preciso um amplo conhecimento sobre o mercado a fim de saber quais são e onde estão as melhores alternativas para atender ao segurado.

Assim, não basta saber o que está disponível, mas acompanhar as principais tendências e ter afinidade com as soluções trazidas pela tecnologia para aprimorar o atendimento. Respostas mais rápidas e mais precisas são de grande valor para qualquer cliente, em especial para os apressados e os negociadores.

Personalizar a oferta

A personalização do atendimento significa que a abordagem é feita com foco no conhecimento do perfil do cliente e voltada para atender às necessidades próprias dele. Por essa razão, é tão importante conhecê-lo e saber de suas reais expectativas.

Muitos clientes são bastante definidos quando se trata de receber um atendimento personalizado. Ao mesmo tempo, quanto mais informado for um segurado, mais exigirá exclusividade no trato que espera receber do Corretor de Seguros.

Aprimorar a capacidade de comunicação

Todo conhecimento prévio adquirido com vistas a identificar as necessidades do segurado só terá utilidade se a capacidade de comunicação do Corretor de Seguros for realmente eficiente a ponto de satisfazer o cliente. Trata-se de saber o que e como dizer de modo claro e que transmita segurança.

Comunicar-se bem, gerar segurança e conquistar a confiança do segurado fará toda a diferença. É no entendimento do que o seu cliente deseja e na forma de atendê-lo que reside o sucesso do trabalho do Corretor de Seguros.

Desse modo, leve em conta que as necessidades do segurado serão tão mais prontamente atendidas quanto mais o profissional conhecer o cliente e o mercado. Com isso, será capaz de personalizar o atendimento e traduzir para o cliente as soluções das demandas que percebeu.

Outra forma para identificar necessidades do segurado é analisando os índices da sua base de clientes e também comparando com estatísticas do mercado. Para isso, a TEx lançou o TEx Mercado, ferramenta de inteligência de dados, na qual o Corretor de Seguros consegue extrair as principais estatísticas do mercado. Caso já utilize o TELEPORT, é possível analisar competitividade com concorrentes, por exemplo. Tenha acesso a dados do mercado, como comissões praticadas, coberturas e franquias mais contratadas, podendo segmentar por regiões e faixa etária. As opções são inúmeras e muito vantajosas. Agende agora uma apresentação do TEx Mercado.

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