Saiba como gerenciar os leads da sua corretora de seguros

O trabalho de gerenciar leads é primordial para o sucesso da sua corretora de seguros. Afinal, possíveis clientes surgem a todo instante e estar preparado para “fisgá-los” e mantê-los sempre por perto é a melhor maneira de conseguir mais vendas de apólices. Para tanto, é necessário adotar uma série de práticas que contribuam para a conversão do lead em cliente.

Nesse sentido, o segredo para aumentar as receitas desse tipo de negócio está em colocar o público em primeiro lugar. Isso significa investir em ações que despertem o interesse do seu nicho, estabelecendo uma vínculo e um relacionamento duradouro entre ele e a sua empresa.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas pontuais para gerenciar leads de maneira estratégica e efetiva. Confira!

Otimizar processos com uma sistema de automação de marketing

Investir em automação para gerenciar e captar leads é uma maneira eficiente e rápida para obter bons resultados. Com isso, você terá tempo e informações de sobra para idealizar as melhores abordagens para implementar no seu plano de vendas.

Existe uma grande variedade de soluções tecnológicas disponíveis no mercado que podem ajudar você da melhor forma possível. Algumas oferecem módulos numéricos que apontam todos os investimentos feitos em cada ação de marketing realizada, o que é essencial para conferir o desempenho de cada estratégia — se estão funcionando ou não.

Analisar o funil de vendas constantemente

O funil comercial é um método que controla toda a jornada de uma pessoa que tem interesse em adquirir um produto ou serviço, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Em outras palavras, é uma trajetória percorrida pelo cliente antes do negócio ser concretizado. Esse acompanhamento é indispensável para corretores de seguros que buscam aumentar suas vendas e melhorar os atendimentos prestados ao público.

 

Saiba como gerenciar os leads da sua corretora de seguros

O ideal é fornecer um suporte customizado ao consumidor na medida em que você identifica qual etapa do funil (topo, meio ou fundo) ele faz parte. Ao descobrir o nível de interesse dele, aplique abordagens compatíveis para estimular o avanço para o próximo estágio.

Por exemplo, se um lead está na fase inicial (topo de funil), alimente-o com conteúdos ricos sobre seguros para tirar dúvidas e despertar um sentimento de necessidade nele. Na etapa seguinte (meio de funil), fale como seus serviços funcionam na prática e incentive-o a entrar em contato. Já no final (fundo de funil) exponha os diferenciais do seu negócio e faça uma oferta.

Lembrar e manter os leads atualizados

Assim como os outros segmentos, o mercado de seguros não para de receber tendências e inovações. Isso é ótimo para deixar o setor sempre aquecido e dinâmico para o público.

Portanto, é seu dever, como corretor, ficar antenado a todas as novidades do mercado, especialmente no que se refere às normas e leis que regem as medidas protetivas comercializadas pela sua empresa.

Logo, repasse tudo que for pertinente aos seus leads e clientes para que saibam como as coisas estão funcionando no momento e quando ocorrerão mudanças. Por fim, lembre seu público sobre o vencimento das apólices para garantir renovações em tempo recorde.

Fazer palestras e participar de eventos

Essa prática pode quebrar a barreira entre lead e empresa, pois favorece o networking , que é a troca de contato entre os participantes (representantes de empresas e leads). Isso porque eventos que falam de seguros estão cheios de possíveis clientes interessados pelo tema.

Nesse caso, você pode fazer parcerias com profissionais que atuam no mesmo público-alvo que o seu. Por exemplo, se você oferta seguros automotivos e de imóveis, pode trazer especialistas correspondentes (gestores de concessionárias e corretores imobiliários) para falar sobre o tema.