Inovação no Mercado de Seguros: confira aqui 5 das principais

por
Omar Ajame
11 min

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A inovação no Mercado de Seguros permite que o setor evolua constantemente, oferecendo um melhor serviço aos clientes. Ao mesmo tempo, uma boa tecnologia também vai atuar na redução dos custos da Corretora, melhorar a produtividade dos colaboradores e a eficiência das tarefas.
Nesse sentido, o gestor precisa constantemente buscar as tendências e avaliar quais delas podem ter um impacto positivo sobre seus processos. Por esse motivo, preparamos este post com as principais inovações. Ficou interessado? Acompanhe!

1. MultiCálculo implemente a maior inovação do Mercado de Seguros

Essa é uma das ferramentas mais importantes para uma Corretora de Seguros, afinal, ela permite uma cotação rápida e automatizada em várias Seguradoras. Ao final, um relatório personalizado em PDF pode ser elaborado em poucos segundos e enviado para os clientes com todas as informações que ele precisa para tomar a decisão. Ele funciona de uma forma bastante simples e intuitiva para o usuário. Desse modo, seus colaboradores não precisarão de uma longa curva de aprendizagem para dominar as funcionalidades. Em pouco tempo, eles já estarão empregando o MultiCálculo no dia a dia.

Vamos exemplificar o seu mecanismo com o software que comercializamos, o TELEPORT. O primeiro passo será inserir o tipo de seguro desejado e os dados do cliente. Então, com apenas um clique, o usuário inicia um processo de comunicação com as Seguradoras via WebService. Atualmente, trabalhamos com as principais Seguradoras do Brasil e o número cresce constantemente. Em até 30 segundos, o usuário irá visualizar em uma das colunas, os diferenciais de cada produto e a faixa de preço de acordo com a modalidade disponível. Com apenas um clique, o usuário também poderá gerar um PDF comparativo entre as Seguradoras que escolher e enviar a cotação por e-mail para o cliente. É muita facilidade.

2. Inteligência Artificial tenha uma automatização inteligente

Essa ferramenta é muito ampla e pode cumprir uma série de objetivos dentro de uma corretora, como:

  • Chatbots, para a interação em chats com os clientes — eles podem ser utilizados para as demandas mais simples, cujas tarefas podem ser automatizadas, como informações sobre canais de outros atendimentos, horário de funcionamento e até captação de leads.
  • Aprendizado de máquina em análise de dados, em que os robôs conseguem coletar dados e interpretá-los de forma automatizada — assim, os relatórios de Big Data ficam muito mais completos e compreensíveis para a tomada de decisão (em alguns casos, a própria Inteligência Artificial pode tomar decisões menores para as quais foi programada, como concluir uma venda).

Assim, as Corretoras de Seguros podem dar passos cada vez mais ambiciosos para a atração e fidelização de clientes. A seguir, confira alguns processos interessantes que podem ser implementados:

  • envio de dicas de prevenção de sinistros, reduzindo, assim, o número de ocorrências geradoras de gastos;
  • realização de cálculos atuariais com uma complexidade maior do que a atual para calcular um valor de prêmio para cada segurado;
  • liberação automática de renegociações de valores;
  • disparo de ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada usuário em vez de mandar apenas opções genéricas e massificadas, entre outros.

3. Big Data tenha visibilidade total do seu negócio

O Big Data pode ser interpretado com as operações de coleta, mineração e análise de grandes volumes de dados. Com ele, é possível colher dezenas de gigabytes a cada segundo, selecionar apenas os dados mais relevantes para o seu negócio, interpretá-los de acordo com as variáveis importantes para a tomada de decisões e gerar relatórios precisos. Com isso, a Corretora de Seguros poderá revolucionar uma série de processos antigos e ganhar muito mais precisão. Veja mais abaixo:

  • Precificação de produtos — um dos grandes problemas que o seu negócio provavelmente enfrenta é a precificação de produtos, afinal, além dos cálculos atuais, o preço do serviço precisará incluir as despesas do negócio e uma taxa de lucros razoável enquanto o preço precisa ser suficiente para vencer a concorrência e considerar a demanda (toda essa complexidade é difícil de lidar manualmente, mas o Big Data consegue cumprir a missão);
  • Análise dos processos internos — muitas vezes, as corretoras estão imersas em diversos fluxos de trabalho altamente ineficientes e o Big Data pode coletar os dados de cada etapa e verificar quais delas apresentam uma baixa produtividade;
  • Insights de vendas — além disso, diante da interação dos seus clientes nas redes sociais e demais canais de vendas, o Big Data pode ajudá-lo a identificar suas dores latentes e oportunidades de negócio.

4. Digitalização torne seus processos mais ágeis e eficientes

Tudo isso leva a uma inovação que está sendo aplicada em diversos setores e modelos de negócios — a digitalização. Mais do que uma tecnologia em si, ela é um processo, no qual diversas tarefas migram do mundo físico para o digital. Um bom exemplo é a Gestão Eletrônica de Documentos.

Antigamente, toda a gestão de contratos e documentação era feita em arquivos manuais. Hoje em dia, seguindo as regras exigidas em lei, é possível escaneá-los e arquivá-los em bancos de dados virtuais. A partir dele, a gestão poderá classificar, organizar e gerenciar os documentos.Entretanto, é muito mais do que isso.

Todos os exemplos citados nos outros itens fazem parte da digitalização de processos. Outros que podem ser mencionados são: ações de pagamento automatizado, de conciliação bancária, de análise de indicadores de desempenho etc.

5. Nimble venda online, inovação no mercado de seguros

Por fim, vamos falar do Nimble — uma solução desenvolvida especialmente pela TEx Tecnologia para o setor de seguros. É uma ferramenta integrada ao TELEPORT. Como tal, apenas os usuários do sistema poderão utilizá-la.

Nós a desenvolvemos, porque percebemos a necessidade do setor de melhorar os seus processos de vendas virtuais para seguros automotivos. Assim, todo o processo de cotação e contratação poderá ser feito virtualmente, no site da sua Corretora, de forma segura e prática. Isso já era uma necessidade latente há algum tempo, visto que muitos clientes evitavam processos físicos, que demandavam muito tempo nas visitas a ponto de vendas. Agora, com o distanciamento social proposto em algumas cidades, temporariamente não será mais possível ir às Corretoras. Entretanto, as pessoas continuam precisando contratar seguros automotivos. O processo 100% online é perfeito para elas.

Ainda quando essa situação terminar, acreditamos que as pessoas estarão tão habituadas à praticidade do digital que abandonarão muitas compras físicas. Então, o Nimble é uma excelente ferramenta para seu negócio se adiantar. Sua interface é amigável para o usuário e para os seus colaboradores. Assim, não é preciso manter uma equipe de TI interna para lidar com ele. Além disso, os clientes podem se registrar facilmente com suas redes sociais. A praticidade melhora as vendas e ainda gera oportunidades de mapeamento do lead para que o time de marketing faça campanhas cada vez melhores.

No entanto, o grande diferencial é a integração entre os diversos canais. Hoje em dia, as pessoas têm um comportamento multiplataforma, isto é, iniciam a cotação no computador. Depois disso, interrompem o processo e vão para o celular. Desse modo, é preciso que a informação não se perca. Isso facilita todo o processo para ele, ajudando-o a ir até o final.Muitas vezes, a indisposição em preencher as informações novamente — o que leva muito tempo — faz com que eles nunca concluam a cotação. Consequentemente, a continuidade do processo entre dispositivos é imprescindível para melhorar os resultados.

O Nimble permite isso, potencializando as suas vendas. Para garantir melhores resultados, deve-se contar com produtos de qualidade. Assim, é fácil concluir que a inovação no mercado de seguros é um caminho imprescindível para que seu negócio se diferencie da concorrência. Com o Nimble integrado ao TELEPORT, você contará com um sistema completo, o qual incluirá o mais completo MultiCálculo do mercado e uma ferramenta para a digitalização do processo de vendas de seguro de automóveis.

Ficou interessado e deseja mais informações sobre como a TEx Tecnologia pode ajudar sua empresa nesse cenário de Transformação Digital? Então, entre em contato com nossos consultores!