4 dicas para reduzir o tempo de resposta ao Segurado na Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Tempo de resposta ao Segurado, um dos grandes vilões de muitas Corretoras de Seguros. Afinal de contas, essa é uma métrica extremamente importante que impacta a experiência e satisfação do cliente, assim como os resultados comerciais.

Visto que o Mercado Segurador é muito competitivo e o tempo de resposta é o que vai determinar se uma pessoa vai fechar um contrato com a sua Seguradora, da mesma forma, se ele continuará ou migrará sua apólice de seguro para o concorrente. Contudo, o que fazer para garantir que o Segurado seja atendido de forma rápida e excepcional?

Após alguns estudos e conversas entre nossos especialistas, criamos esse material descomplicado com 4 dicas de ouro para você aplicar em sua corretora. Continue a leitura!

Por que o tempo de resposta é tão importante no atendimento?

Primeiramente, o tempo de resposta diz respeito ao período em que respondemos a uma demanda do cliente nos diferentes canais de atendimento da Seguradora. Com isso, quanto mais rápido é o tempo de resposta, mais importante o Segurado se sente. Vamos para o exemplo prático? Imaginar dois cenários diferentes.

Primeiro, a Corretora fez um investimento considerável em campanhas pagas no Google e nas mídias sociais para atrair clientes. As pessoas tiveram interesse e entraram em contato para saber mais informações. Contudo, os corretores demoraram muito para responder ou nem responderam.

O que acontece? O cliente esfria e seu desejo sobre o serviço diminui ao ponto de ele desconsiderar a contratação de um seguro ou optar por outra Seguradora. Esse tipo de circunstância impacta os resultados comerciais e, da mesma forma, os investimentos feitos no anúncio.

Numa segunda situação, o cliente foi extremamente bem atendido, uma vez que o corretor entendeu suas necessidades e acertou na sugestão do produto e fechou o contrato. Porém, ele ficou com dúvidas sobre determinada cláusula da apólice ou precisou acionar um sinistro e precisou de orientações, mas o tempo de resposta foi demorado.

Qual o resultado? Ele vai se sentir abandonado, vai questionar a seriedade da Corretora e vai ter sua experiência destruída. Com isso, em vez de ele ser um promotor positivo, ele vai se tornar um detrator da Corretora. Já imaginou o quanto isso mancha a imagem da empresa? Compreendeu a importância desse indicador? Reflita nesses exemplos.

O que fazer para reduzir o tempo de resposta?

Agora que ficou clara a importância do tempo de resposta em toda a jornada do Segurado na Corretora. Confira essas 4 dicas que separamos para você implementar em seu negócio.

1. Organize os processos de atendimento

Essa, provavelmente, é uma dica primordial. Afinal, para que o atendimento seja eficiente, ele precisa ser organizado. Sendo assim, crie níveis de prioridade e tenha categorias com as prioridades de demanda para um tempo de resposta mais rápido.

2. Treine os corretores

Um atendimento eficiente e com bom tempo de resposta é feito por pessoas que estejam qualificadas e compreendam a importância desse indicador. Portanto, treinar e conscientizar continuamente os corretores é essencial para resolver as demandas de atendimento.

3. Monitore a experiência do Segurado

A jornada do Segurado vai muito além da assinatura do contrato. Por isso, acompanhe todos os seus passos. Para isso, a tecnologia é uma excelente aliada.

4. Aposte na tecnologia

Ter a tecnologia como aliada no atendimento traz inúmeros benefícios, como agilidade e informações sobre o Segurado. Uma dica é a ferramenta MultiCálculo, aqui na TEx temos o TELEPORT, uma ferramenta completa para Corretoras de Seguros.

Como pudemos observar, o tempo de resposta é uma linha tênue que mede o sucesso ou o fracasso do relacionamento com o Segurado. Portanto, é necessário investir constantemente em iniciativas que reduzam o tempo de resposta, para evidenciar a importância das pessoas para a sua Corretora de Seguros.

Faz sentido para você? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre que você leva a sério o tempo de resposta no atendimento.