Imagine o crescimento constante da sua Corretora de Seguros, com apólices sendo fechadas e uma crescente base de clientes. As perspectivas são animadoras, e como Corretor, você anseia pelo sucesso contínuo do seu negócio. No entanto, para garantir que esse sucesso seja alcançado de forma eficiente e sustentável, a adoção da tecnologia se torna indispensável, pois elimina diversos processos manuais.
A princípio, a atuação rotineira da equipe pode parecer bastante prática. No entanto, é importante reconhecer que a abordagem humana frequentemente demanda várias horas do dia, que poderiam ser facilmente economizadas com a otimização do fluxo de trabalho e o auxílio de um sistema de gestão.
Confira as melhores dicas e informações para eliminar processos manuais da sua Corretora de Seguros.
O excesso de tarefas realizadas de forma burocrática e constante pelos funcionários pode trazer diversos problemas para a Corretora. Confira alguns exemplos práticos.
É comum que os colaboradores sofram com o acúmulo de serviços — principalmente em períodos sazonais, como início e final de ano. Essa condição causa cansaço e estresse, o que desmotiva a equipe, prejudica as vendas e compromete o andamento dos negócios.
Quando a Corretora investe em um sistema de gestão, a maioria das atividades são automatizadas e, assim, os funcionários podem realizar atividades que exigem maior atenção, evitando o desperdício de tempo e desgastes com tarefas manuais.
O acesso burocrático a documentos e apólices deixa o processo lento, tornando o atendimento demorado e ineficiente. Para reter clientes na sua Corretora, é preciso contar com um software para organizar procedimentos a fim de realizar um suporte ágil e personalizado aos clientes. Dessa forma, será muito mais fácil manter um bom relacionamento com os segurados, favorecendo retenções e indicações.
Cadastramento, cotação e renovação de seguros são tarefas simples, mas que podem consumir muito tempo, impactando o processo e fazendo alguns clientes desistirem da sua Corretora. Para otimizar os procedimentos de rotina, a automação por meio de uma ferramenta de gestão é ideal para deixar a equipe livre para outros afazeres.
Os documentos são muito importantes para o funcionamento da Corretora de Seguros. Quando os processos são exclusivamente manuais, contratos e documentações ficam difíceis de serem encontrados. Logo, pode haver atrasos em tarefas simples. Portanto, para evitar esse tipo de problema, investir em uma plataforma de gestão, favorece a organização e o acesso aos documentos.
A proteção de dados internos (da Corretora) e externos (de clientes e parceiros de negócio) é indispensável. Afinal, você trabalha com registros pessoaIs, que vão desde os mais básicos até os mais específicos. Com o suporte tecnológico adequado, fica mais fácil seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), evitando a ocorrência de multas e vazamentos.
Otimizar tarefas burocráticas em uma Corretora de Seguros é fundamental para aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e proporcionar um melhor atendimento ao cliente. A seguir, exploraremos algumas estratégias detalhadas para eliminar processos manuais:
Como vimos, eliminar processos manuais em uma Corretora de Seguros requer uma abordagem estratégica que envolve a integração de tecnologia, treinamento da equipe e um compromisso contínuo com a melhoria. Ao adotar tais práticas, a Corretora pode melhorar significativamente sua eficiência operacional, reduzir erros e proporcionar um atendimento mais ágil e satisfatório aos clientes.
Nesse sentido, a TEx pode ser sua grande parceira. Com a TELEPORT — plataforma completa de Gestão e MultiCálculo para Corretoras de Seguros —, você centraliza toda a gestão do seu negócio em um único ambiente. Entre em contato e conheça o nosso catálogo de soluções para otimizar os processos da sua Corretora.