Machine learning e seguros: saiba mais sobre o tema!

por
Ed Tomaz
9 min

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Com cada novo avanço da tecnologia, também surgem novas possibilidades para a gestão e funcionamento de um negócio. Um bom exemplo disso é o machine learning, um recurso que já é bem estabelecido no mundo atual e tem grande potencial para diversos empreendimentos, especialmente para as Corretoras de Seguros.

À medida que seu negócio se desenvolve e mais clientes são adicionados à sua base, mais importante é ter as ferramentas certas para facilitar a gestão. Se você quer manter sua empresa competitiva e continuar encontrando mais oportunidades de crescimento no mercado, vale a pena investir nessas ferramentas e aprender como integrá-las em seus processos.

Acompanhe e entenda melhor o que é o machine learning, suas principais aplicações e como se relaciona com o trabalho na Corretora de Seguros.

O que é machine learning?

Traduzido livremente como “aprendizado de máquina”, o machine learning é um campo relacionado à inteligência artificial que busca desenvolver sistemas capazes de identificar padrões e tomar decisões por conta própria. E, para isso, o computador usa um grande banco de dados.

Essa tecnologia funciona com base em algoritmos, modelos matemáticos complexos usados para analisar dados. Com todos os avanços na ciência da computação, muitos já são bastante refinados. Graças ao próprio machine learning, a máquina pode alterar seus próprios processos e se atualizar.

Por exemplo, um software pode ser programado para avaliar grandes cadeias de dados espalhadas por vários arquivos. A partir dessa análise, o programa pode encontrar padrões e tirar certas conclusões com base em suas observações.

Por fim, essas conclusões também podem ser usadas para o sistema tomar uma ação, como o envio de um alerta ou produção de um relatório.

Quais são as aplicações do machine learning nas empresas?

Há vários motivos para esse tipo de tecnologia estar ganhando cada vez mais adesão entre as grandes empresas. Veja aqui alguns dos seus principais benefícios.

Otimização de custos

O papel principal do machine learning é facilitar a automação de tarefas complexas. Especialmente aquelas que envolvem lidar com grandes quantidades de informação. Organização de bancos de dados, identificação de padrões, gestão financeira, entre outras áreas, se beneficiam de um software capaz de processar informação e tomar decisões por conta própria.

O machine learning é a melhor solução para atender a essa demanda hoje. Como a tendência é que os negócios tenham que lidar com quantidades cada vez maiores de informação sobre seu público e sobre o mercado, apenas uma máquina é capaz de lidar com todos os dados eficientemente. Caso contrário, o custo de tempo e recursos seria muito elevado.

Inovação e oportunidades

O cérebro humano é altamente treinado para identificar padrões no dia a dia. Porém, há um limite para o que ele é capaz de processar a cada momento. Mesmo que haja uma linha de causa e efeito a ser traçada em um banco de dados, nenhuma pessoa consegue memorizar a informação e usá-la efetivamente.

A máquina, por outro lado, consegue encontrar esses padrões com muita rapidez, mesmo que sejam bastante sutis. Isso significa que ela é ideal para revelar oportunidades de negócio e incentivar a inovação empresarial - dois ingredientes fundamentais para o crescimento de uma empresa.

Tomada de decisão mais assertiva

Já faz algumas décadas que a forma como empreendedores tomam suas decisões mudou drasticamente. Antigamente, o principal fator era a experiência e percepção do gestor, a qual é sujeita a vários pequenos erros. Quando eles se acumulam, conduzem a uma decisão que pode prejudicar bastante a empresa.

A máquina, por outro lado, utiliza dados como base para suas análises. E mesmo quando não é capaz de decidir satisfatoriamente, ela ainda pode apresentar sua lógica com mais clareza e auxiliar a equipe para tomar uma decisão acertada.

Identificação de padrões

Como mencionamos, o maior potencial dessa tecnologia é a identificação de padrões sutis. Isso é muito importante para as operações diárias, que ficam mais confiáveis e previsíveis.

Qual é a relação entre machine learning e seguros?

Com a ajuda dessas ferramentas, a Corretora de seguros também pode aproveitar algumas vantagens em particular. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Previsão de risco

Boa parte do trabalho dentro do mercado de segruos se baseia na previsão de riscos. Saber quais são as chances de ocorrer um sinistro, qual custo você espera ter com sua reparação, entre outros fatores. Algo que depende principalmente de dados e estatísticas.

Como você deve imaginar, o machine learning é um grande aliado nessa tarefa. Esse tipo de software é especializado em identificar padrões com base em grandes quantidades de dados. Algo ideal para fazer projeções de riscos.

Análise de dados eficiente

Coletar informação é apenas metade do trabalho. O mais importante é o seu tratamento, organização e análise. Uma tarefa que levaria muito tempo se fosse feita manualmente. Até uma pessoa conseguir tirar qualquer conclusão com algum grau de certeza, o contexto no qual a empresa se encontra já pode ter mudado.

A máquina, por outro lado, permite que a sua equipe alcance essas conclusões em bem menos tempo. Isso significa um custo bem menor e mais espaço para os profissionais definirem o curso de ação ideal.

Escalabilidade das soluções

Outra questão que aparece bastante nas empresas do Mercado de Seguros hoje é a escalabilidade dos seus recursos. O ideal é que o mesmo processo seja flexível o suficiente para lidar com uma demanda maior ou menor sem incorrer em custos extras.

Nesse ponto, o machine learning também pode contribuir bastante com seus resultados. Assim como outros campos da inteligência artificial, esses softwares são capazes de se adaptar a um volume variável de informação com facilidade. Não há um grande aumento nos custos para processar mais dados nem desperdício de potencial quando há menos demanda.

Agora você entende melhor o que é machine learning e como pode contribuir com a sua Corretora de Seguros. Se você tiver as ferramentas adequadas e o direcionamento certo, também pode aproveitar estas oportunidades em seu negócio.

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