Os canais de atendimento são ferramentas que permitem a comunicação entre a Corretora e seus clientes. Podem ser tradicionais, como o telefone, ou online, como o chat, o e-mail e as redes sociais. Ao escolher as opções corretas, é possível agilizar o atendimento, personalizá-lo e criar um laço maior com as pessoas que buscam seus serviços.
Neste post, vamos conhecer os seis principais canais de atendimento e a importância de fazer uma boa escolha. Confira!
Escolher os canais corretos, que estejam de acordo com o perfil do seu público-alvo, é fundamental para garantir um atendimento fluido e acessível e atender às expectativas do cliente. Veja, a seguir, os benefícios de fazer a melhor escolha.
Quando a Corretora oferece canais de atendimento convenientes para seu público, mostra-se preocupada com a satisfação do cliente, estando disponível para ouvi-lo e resolver as questões no canal mais confortável para ele. O resultado é o aumento da satisfação e, por consequência, a fidelização.
Utilizando os canais mais acessíveis para os clientes, a Corretora tem a oportunidade de agilizar o atendimento e, com o auxílio de um bom sistema de gestão, chatbots e CRM, pode automatizar tarefas. Assim, otimiza o tempo da equipe e reduz custos.
Um dos maiores benefícios de estar em múltiplos canais é a possibilidade de ampliar a atuação da Corretora, atingindo um público diversificado. As redes sociais e os aplicativos de mensagens, por exemplo, estão nas mãos e nos bolsos de praticamente todos os clientes em potencial, o que agiliza a comunicação e as possibilidades de conversão.
Oferecer um atendimento de qualidade em diversos canais demonstra profissionalismo e comprometimento com o cliente, fortalecendo a imagem da sua marca.
Agora que você já sabe a importância de escolher os melhores canais de atendimento, vamos conhecer as principais opções disponíveis para sua Corretora.
O chat é um canal de atendimento online que possibilita a comunicação em tempo real entre a Corretora e o cliente. Um dos benefícios dessa ferramenta é sua alta capacidade de integração, podendo ser incorporado no site da Corretora, em um aplicativo, ou disponibilizado de maneira avulsa.
O grande benefício de usar o chat como canal de atendimento é a velocidade na comunicação, permitindo a resolução de problemas de forma rápida. Outra vantagem é a personalização, pois é possível utilizar chatbots com inteligência artificial que guiam a conversa de forma natural, de acordo com as necessidades do solicitante.
Uma Corretora que não tem uma presença digital forte perde a chance de estar presente na vida dos potenciais clientes, com postagens orgânicas e anúncios pagos direcionados ao seu público-alvo.
Engana-se quem pensa que as redes sociais devem ser utilizadas apenas para a prospecção direta. É possível criar um calendário de publicações para novos clientes, entregar dicas valiosas sobre seguros, além de responder dúvidas e coletar sugestões.
Enquanto muitos apostavam que o e-mail se tornaria uma ferramenta obsoleta com a ascensão das redes sociais, a ferramenta se modernizou e se integrou com softwares de gestão, calendários e serviços de armazenamento.
Ele pode ser utilizado para responder dúvidas e solicitações não urgentes, enviar newsletters para manter os clientes informados sobre as novidades do site, enviar promoções e dicas e documentar as interações.
O SAC é outro canal de atendimento tradicional que tem como foco receber sugestões, elogios e reclamações dos clientes. Pode ser disponibilizado por telefone, e-mail, chat ou formulário online. Deve seguir algumas regras específicas, como:
Os aplicativos de mensagens, como o Telegram e o popular WhatsApp, são cada vez mais utilizados pelas Corretoras, oferecendo ferramentas de marketing que otimizam o atendimento, como a possibilidade de uso de chatbots. Eles oferecem diversas vantagens, como:
O telefone ainda é um canal de atendimento muito utilizado pelos clientes, principalmente para assuntos mais complexos ou que exigem um contato mais pessoal. Nesse canal, é possível conversar com um atendente em tempo real e tirar todas as dúvidas.
O atendente pode adaptar a linguagem e o tom de voz de acordo com o perfil do cliente. É um meio de contato ideal para resolver problemas que exigem uma análise mais detalhada ou uma negociação mais complexa.
Com tantas opções disponíveis, escolher os melhores canais de atendimento para sua Corretora pode parecer uma tarefa difícil. Neste tópico, trazemos algumas dicas simples para que você tome a melhor decisão:
Escolher os melhores canais de atendimento para sua Corretora de Seguros é imprescindível para garantir uma experiência positiva para seus clientes e impulsionar seu negócio.
Lembre-se de que não existe uma fórmula mágica para escolher os canais certos. A tomada de decisão requer analisar as necessidades do seu público-alvo, o orçamento disponível para o investimento e a complexidade do seu atendimento.
E você, quais canais de atendimento utiliza na sua Corretora de Seguros? Compartilhe sua experiência nos comentários!