Conheça as principais tendências do mercado de seguros para 2021

por
Omar Ajame
9 min

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A ocorrência da pandemia acelerou algumas mudanças que o setor de seguros já vinha sinalizando. A consolidação do serviço online é uma das mais fortes tendências de mercado em 2021.Fatores como o isolamento social e a redução nos recursos financeiros das famílias fizeram surgir novos produtos. Ao mesmo tempo, balizaram a forma de entregar os atuais. Continue a leitura e conheça as principais tendências do mercado de seguros para 2021!

Como o mercado de seguros mudou com a pandemia?

O impacto provocado pela pandemia da Covid-19 afetou drasticamente a saúde da população humana, mas também toda a economia mundial. O isolamento social necessário, o desemprego e a quebra de muitas pequenas empresas aumentaram significativamente as rotinas virtuais e os negócios online. Tudo isso aconteceu com uma velocidade espantosa e ninguém estava preparado. O setor de seguros foi intensamente envolvido. Em razão das drásticas mudanças, as corretoras de seguro tiveram que se adaptar à nova rotina, 100% online, única forma de manter e atualizar sua carteira de clientes. Uma transformação que já estava em curso com a digitalização dos instrumentos de relacionamento com os clientes foi profundamente acelerada. Corretores que não dispunham de sites e da comunicação via redes sociais precisaram correr e se adaptar. Para te ajudar nisso, preparamos um pacote com 1 mês de conteúdo gratuito para suas redes sociais, você pode baixar clicando aqui. Hoje, os negócios com seguros são quase que exclusivamente virtuais, pelo menos em grande parte dos respectivos processos. As ferramentas digitais constituem o instrumento de trabalho do profissional de seguros, assim como o mundo online o seu ambiente de trabalho. Essa experiência, embora provocada por uma circunstância mundial de saúde, deverá se perpetuar, uma vez que já vinha ocorrendo, ainda que em passos mais lentos. No entanto, a pandemia trouxe uma mudança ainda mais significativa que a intensificação do uso de tecnologia. Pode-se dizer que a transformação mais importante tem sido observada nos valores e nas prioridades que a população passou a conceder à saúde e às condições de proteção. O mercado de seguros no país está em franca adaptação, mas claramente se trata de enxergar as oportunidades.

O que esperar para 2021?

Embora não seja fácil fazer previsões, algumas realidades já apontam para o que há de vir neste ano de 2021 no ramo de seguros pós-pandemia. Veja a seguir o que o segmento pode esperar e principalmente para o que deve se preparar.

Insurtechs

Insurtech é uma expressão com a qual todo profissional de seguros deverá estar familiarizado. Trata-se de um novo conceito empresarial resultante da mescla de insurance (seguro) com technology (tecnologia).As insurtechs são empresas cujo modelo de negócio busca inovação, com as seguradoras atuando em ambiente digital e provendo maior proximidade com o cliente, enquanto oferece maior agilidade nos processos. Nesse sentido, novos produtos estão surgindo no mercado de seguros para atender às novas necessidades que emergem a cada momento. Leve em conta que no modelo insurtech é possível controlar à distância e em tempo real o desempenho dos negócios. Nesse sentido, essa mobilidade pode ser o diferencial da empresa no mercado de seguros.

Telemedicina

Na tendência de serviços online, a telemedicina desponta com mais força ainda em razão do isolamento promovido pela pandemia. Nesse contexto, o atendimento feito à distância com o médico no consultório e o paciente em sua residência permite a realização de consultas e até diagnósticos. Por sua vez, cresceu o interesse do profissional médico pelo seguro para cobertura de possíveis erros médicos, assim como pelo vazamento de dados de pacientes. O objetivo é levar mais tranquilidade para os profissionais que farão o atendimento. Ao mesmo tempo, algumas seguradoras passaram a oferecer os serviços de telemedicina incluídos no seguro de vida. Assim, essa também é uma tendência que já vem se consolidando.

Possibilidade de contratação online

Na esteira das insurtechs, já é possível realizar a contratação de um seguro de vida, por exemplo, de modo customizável e totalmente online. Trata-se de operação simples que envolve desde a cotação até a assinatura digital da proposta. Seguro auto, de vida ou residencial podem ser contratados online. Na verdade, as operações podem ser realizadas a partir do próprio celular do interessado. Questionários simplificados, escolha de coberturas e assinatura: tudo ocorre no ambiente digital entre o interessado e a corretora de seguros. Trata-se de uma facilidade para o momento de isolamento social, mas que já se mostra efetiva e com previsão de continuidade. Assim, mais um motivo para a atualização permanente e conhecimento do manejo de dados e uso da tecnologia pelo corretor. Já saem na frente com diferencial no mercado as empresas que dispõem de software de gestão de corretora de seguros. O uso de plataformas digitais será cada vez mais intenso e selecionará os casos de sucesso.

Seguros intermitentes

Os seguros intermitentes surgem como resposta a mais uma situação provocada pela pandemia e a forma como as rendas familiares foram afetadas. Trata-se de atender à necessidade de promover ajustes nas contas domésticas, criando prioridades ainda mais restritivas nos gastos. Nesse sentido, o mercado oferece esse tipo de seguro no qual o segurado contrata pelo tempo em que realmente apresenta demanda do produto. Isso significa que as apólices podem ser customizadas quanto às coberturas incluídas e quanto ao tempo de vigência do contrato. No caso de seguro auto, já se pratica a contratação de seguro apenas por algumas horas ou dias enquanto se faz uso de um determinado veículo. Essa possibilidade já atende quem pretende segurar o automóvel durante uma viagem de férias, por exemplo.

Como se preparar para as novas tendências?

Para se preparar para as tendências que o mercado vem apontando, é preciso estar sempre em atualização. Assim, conhecer e se planejar para o que a tecnologia oferece é indispensável, uma vez que a presença virtual com operações online é definitiva e tenderá a ser quase exclusiva. Por sua vez, a utilização de plataforma de gestão de corretora de seguros fará a grande diferença na agilidade e na presteza necessárias para o atendimento a uma demanda cada vez mais exigente. Corretores capacitados e tecnologia instalada são o destaque para o sucesso no segmento de seguros. Como se viu, as tendências de mercado em 2021 para o setor de seguros se concentram no atendimento online e na operacionalização de todas as fases do seguro em ambiente virtual. Portanto, estar conectado com o seu tempo deve ser entendido de modo literal, ao pé da letra. Se você gostou deste post, registre aqui o seu comentário e deixe a sua impressão!