Venda Omnichannel: como esse conceito pode aumentar as suas vendas

por
Omar Ajame
10 min

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Com a chegada de novas tecnologias também vêm novas expectativas da parte do consumidor. Assim, você precisa atualizar seus canais de vendas para acompanhar certas tendências e garantir o engajamento de seus clientes a longo prazo, além de fechar mais negócios. Para alcançar este objetivo, uma solução de venda omnichannel pode ser o melhor caminho.

O omnichannel vem para fazer uma integração perfeita entre a sua marca e o consumidor. É uma estratégia fundamental para vencer os desafios da multicanalidade.

Entender essa oportunidade pode fazer uma grande diferença para a sua estratégia comercial. Por isso, descubra agora como melhorar seus canais de vendas com o omnichannel.

O que é a venda omnichannel?

Apesar de não ter um conceito explícito da palavra, a interação do prefixo “omni” com o sufixo “channel” pode ser traduzido como “todos os canais”. Ou seja, estabelecer uma comunicação multicanal. Contudo, omnichannel vai muito além disso, porque também diz respeito à experiência do usuário.

O objetivo dessa estratégia é utilizar todos os recursos do mercado de modo que o cliente não perceba a diferença entre o atendimento online e offline da marca. Por exemplo, ao pesquisar opções de seguros, o cliente pode fazer cotações no próprio site da corretora e continuar a conversa com um vendedor, se quiser.

Pense que, a princípio, você faz um cadastro online na empresa, onde insere seus dados e afins, para poder simular seu pedido. Então, para dar continuidade, você deseja falar com um vendedor. Este profissional já terá em mãos todas as suas informações do pedido, não sendo necessário repetir os mesmos dados. Isso economiza seu tempo e melhora a experiência de compra do cliente.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

A estratégia de omnichannel é um importante diferencial competitivo para as corretoras de seguros. Integrar a jornada de compra não somente otimiza os processos empresariais, como também estabelece uma comunicação simultânea entre você e seus clientes. Confira, abaixo, como tudo isso pode impactar positivamente nos seus resultados.

Marketing diferenciado

A estratégia é inovadora e proporciona uma boa experiência ao cliente em todos os contatos com a marca. Assim, a corretora utiliza os próprios meios de comunicação do público para despertar o desejo na contratação.

O consumidor é atraído pela agilidade na obtenção das respostas e a praticidade em manter os canais já utilizados. E, mesmo que suas necessidades mudem, ele não perderá nada por usar outros canais.

Unificação das interações

A integração dos pontos de contato com o cliente prepara os diferentes setores para as movimentações comerciais. Isso elimina os problemas da falta de comunicação e a demora no retorno de uma solicitação.

Esta economia de tempo, por menor que seja, é muito positiva para quem busca seus serviços. Com isso, a corretora entrega uma experiência completa e única, o que melhora a satisfação e aumenta a retenção de clientes.

Melhoria no relacionamento

O maior diferencial do omnichannel é que a marca consegue conversar com o público. O cliente não separa os canais que sua corretora utiliza, dessa forma, todos os meios de contato são avaliados.

Com o omnichannel, é possível se relacionar com o cliente de uma forma clara e direcionada ao que ele precisa. A longo prazo, isso aumenta bastante suas chances de fidelizá-lo.

Oferecer alternativas para manter contato

Mesmo com os melhores processos de manutenção, é bem provável que ao menos um dos seus canais de atendimento fique inutilizado em algum momento, seja para reformas estruturais ou para melhorar sua qualidade.

Nesses casos, ter uma estratégia de venda omnichannel é muito útil, pois permite que o atendimento seja continuado por meio de outros canais. Mesmo que estes não sejam o ideal para seu cliente, eles ainda serão bem úteis como um método temporário.

Facilidade na obtenção de métricas

A análise de dados é uma etapa fundamental, em toda empresa, para o desenvolvimento de novas estratégias. No entanto, sem um processo otimizado, colher essas informações pode ser um desafio.

Com o omnichannel, é possível unificar esses dados para obter relatórios bem mais completos e atualizados.

Quais os desafios para fazer a venda omnichannel?

Mesmo sendo uma estratégia com vários benefícios, não é sempre fácil para as empresas se adaptarem. E aquelas que começam a colocar tudo isso em prática sem o devido cuidado tendem a apresentar resultados bem abaixo do esperado.

Para ajudar a se antecipar, confira aqui alguns dos principais desafios na implementação do omnichannel em suas estratégias.

1. Infraestrutura de atendimento

Para atender por telefone, é necessário um callcenter. Para atender pela internet, é necessário um site bem estruturado. E para integrar estes e outros canais em uma estratégia omnichannel, é necessário ter um sistema adequado para a tarefa.

Como você pode notar, preparar essa infraestrutura exige vários recursos e algum tempo, o que pode não se encaixar em suas necessidades imediatas. Saber por onde começar a fazer estes investimentos é um passo importante para garantir o seu retorno.

2. Preparo adequado da sua equipe de vendas

Além de adaptar uma estrutura, também é necessário que sua equipe saiba como atuar diante desta nova realidade. Isso inclui desde mudanças de linguagem até o uso correto de ferramentas bem mais complexas.

Para isso, é necessário promover treinamentos adequados, além de contratar profissionais que já tenham alguma expertise na área. Com o tempo e mais costume, estas dificuldades tendem a diminuir.

3. Se adaptar às mudanças de processos

Por fim, mas não menos importante, é necessário que o seu planejamento de negócios se adapte a todos estes novos processos. Afinal, ele implica em uma série de novas despesas fixas e variáveis, além de alterar o fluxo de trabalho, de caixa e suas projeções para o futuro.

Como esse recurso pode ser aplicado na sua corretora?

Para utilizar a venda omnichannel nas estratégias da sua corretora, é essencial conhecer os hábitos de compras dos clientes, como as necessidades, rotinas e motivadores que os levam a adquirir o seguro.

Depois disso, é preciso fazer uma integração completa dos canais da corretora para eliminar quaisquer obstáculos entre o meio online e offline. A TEx, por exemplo, tem uma plataforma completa focada em atender às corretoras de seguros. Essa personalização é um grande diferencial para auxiliar nas atividades, acompanhar os processos e acelerar as vendas.

Lembre-se que o consumidor hoje é mobile, por isso, é fundamental que os canais sejam acessíveis por qualquer dispositivo, como smartphones e tablets. Investir em tecnologia ajuda no gerenciamento dos canais e na reestruturação da nova cultura corporativa.

O omnichannel deixou de ser tendência para se transformar em uma realidade do novo mercado. Ao se colocar no lugar do cliente, é possível desenvolver estratégias que unifiquem os canais da corretora de modo que a experiência do público seja rápida, prática e fluida.

O novo cliente tem pouco tempo para se preocupar com detalhes. Em contrapartida, também tem diversas opções para interagir ao mesmo tempo, já que vive conectado à internet e com acesso fácil a aparelhos móveis. Então, ao investir em omnichannel, você consegue atender a esse público da maneira que ele deseja e precisa.

Com a venda omnichannel, você prepara o seu negócio para atender às necessidades do cliente em diferentes plataformas. Com isso, consegue se comunicar melhor com o público, o que aumenta a conversão das vendas.

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