Como fazer relatórios na Corretora de Seguros? Veja os principais!

por
Ed Tomaz
9 min

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Para garantir segurança na hora de tomar decisões, o gestor da Corretora de Seguros deve saber como fazer relatórios detalhados. É necessário contar com dados concretos para definir investimentos e implementar as melhores estratégias na Corretora. Nesse sentido, buscar apoio na tecnologia por meio de um bom sistema de gestão é essencial. Assim, o cotidiano do negócio não dará brecha para achismos.

Na prática, o relatório reúne informações e análises sobre determinados setores do negócio a fim de atender a várias finalidades, como acompanhar a parte financeira, medir a satisfação dos clientes e avaliar as vendas. Seja qual for a demanda, o objetivo é um só: identificar um cenário específico da Corretora para auxiliar o empreendedor a idealizar as melhores soluções.

Pensando nisso, reunimos diversas dicas e informações para você fazer relatórios com bastante precisão. Confira.

Tipos de relatórios empresariais

Existe uma grande variedade de relatórios que podem ser elaborados pela sua Corretora de Seguros. Conheça os principais.

Relatório financeiro

É um documento que serve para compreender a saúde econômica do negócio a fim de tomar decisões pontuais, como diminuir despesas, investir em melhorias ou aprimorar estratégias. Ele permite ter um gerenciamento efetivo das finanças e realizar previsões. Portanto, o relatório financeiro avalia diversos fatores, como:

  • contas a pagar — documenta e detalha as obrigações financeiras do negócio, como os custos fixos (aluguel, água, energia elétrica, internet etc.) e pagamento de funcionários. Valores e prazos de pagamento e outros detalhes são catalogados para a empresa se organizar e evitar multas e juros;
  • contas a receber — acompanha os recebimentos que a Corretora terá por data e cliente, o que permite realizar uma previsão mais precisa. O relatório informa o número de inadimplentes, mostrando a importância de aprimorar o sistema de cobrança, por exemplo.
  • comissões a receber - acompanha a previsão dos valores a receber das companhia seguradoras, de acordo com as regras pré-estabelecidas entre as partes.
  • repasses a pagar - entrega os valores de repasses de comissões a pagar para as partes envolvidas na venda do seguro, respeitando as regras da Corretora.

Relatório de fluxo de caixa

Permite contemplar as entradas e saídas de recursos financeiros. Com o relatório do fluxo de caixa é possível ter um panorama das receitas e despesas do período, acompanhando todas as movimentações de perto. Além disso, esse documento aponta despesas altas ou desnecessárias, e também permite fazer previsões econômicas.

Relatório de satisfação

Permite saber a impressão dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos pela sua corretora. As informações desse relatório podem ser levantadas por meio da metodologia Net Promoter Score (NPS), que mede o nível de satisfação do público consumidor. Dessa forma, se as notas de contentamento estiverem baixas, será necessário averiguar quais pontos necessitam de melhorias a fim de providenciar mudanças para garantir espaço no mercado.

Relatório de vendas

Se o Corretor obtiver sucesso em suas atividades, a concretização dos objetivos fica mais fácil. Para favorecer esse processo, o relatório de vendas mostra como as demandas comerciais podem melhorar a fim de aumentar os lucros do negócio. Por meio desse documento, é possível detectar e corrigir pontos fracos e aprimorar os pontos fortes.

Na Corretora, ele tem um papel especial por ser útil em diversos departamentos. Por exemplo, o setor de renovação de seguros o utiliza para compreender o desempenho e a retenção de segurados. Em contrapartida, o time responsável pela captação de novos clientes, consegue comparar e examinar qual perfil de segurado contratou mais apólices e concentrar ações para esse tipo de público.

Portanto, em vários pontos e demandas podem ser realizadas mudanças, tanto na maneira de atender clientes quanto no crescimento do negócio para fechar cada vez mais contratos.

Dicas para elaborar os melhores relatórios

Viu só como esse tipo de documento é essencial para aprimorar a gestão do seu empreendimento? Vamos às dicas de como fazer relatórios para sua Corretora.

Apresente os dados de forma clara e objetiva

A primeira recomendação é organizar as informações durante a etapa de elaboração. Nesse sentido, é importante considerar para quem o relatório será apresentado a fim de estruturá-lo com clareza e objetividade. Portanto, defina a linguagem apropriada, insira poucos termos técnicos e utilize exemplos práticos para facilitar o entendimento. Para isso, basta filtrar os dados para que apenas os mais importantes sejam apresentados.

Use o design a favor das informações

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, esse ditado faz muito sentido na hora de elaborar relatórios de qualidade. Afinal de contas, a maneira como uma determinada informação é apresentada é o que torna o entendimento mais rápido e intuitivo. Uma forma de colocar isso em prática é por meio do design.

Documentos que apresentam gráficos e infográficos atrativos são compreendidos com facilidade. Portanto, insira ícones, imagens e símbolos no relatório, mas não exagere nas cores e cuide para que todo o conteúdo esteja lá para somar e não para prejudicar a compreensão dos leitores. Afinal, a simplicidade é ideal para transmitir ideias e informações.

Avalie métricas relevantes para o negócio

A elaboração, a revisão e o desenvolvimento de um bom relatório envolve a escolha e o levantamento de métricas utilizadas pela Corretora, como:

Aplicar critérios para essa seleção, considerando a abrangência, a relevância e a objetividade dos indicadores de performance torna o relatório mais consistente e objetivo.

Conte com a ajuda da tecnologia

A última dica é contar com uma ferramenta tecnológica de ponta para garantir uma gestão de negócios mais eficiente e facilitar a elaboração de relatórios. Afinal, quando se trata de gerenciar atividades internas e fazer o controle de apólices, clientes e transações financeiras, um sistema especializado em gerenciamento de Corretoras cuida de praticamente todas as demandas.

Com esse tipo de tecnologia é possível computar pagamentos para lidar com a inadimplência e a realização de cobranças. Sem falar na possibilidade de realizar utilizar o Multicálculo para cotação de seguros online. Dessa forma, quanto mais completos e objetivos forem os seus relatórios, melhor será o uso do documento, evidenciando a identificação de oportunidades no seu empreendimento.

Com o apoio das dicas de como fazer relatórios e com o auxílio de um software específico para aprimorar a gestão da Corretora, você terá tudo que precisa para otimizar tarefas, produtos e serviços de forma contínua.

Nesse sentido, o TELEPORT — Sistema de Gestão e Multicálculo para Corretoras de Seguros —, pode ser seu grande aliado. Nele, você conta com funcionalidades essenciais, como assinatura eletrônica, gerenciamento integral, controle financeiro, CRM, documentos digitais, importação de propostas e transmissão integrada. No TELEPORT é possível extrair os principais relatórios para uma Corretora de Seguros e escolher o formato desejado: PDF ou xls (Excel). Extaia relatórios completos de Produção, Renovação, Sinistralidade, Clientes, Emissão, Parcelas, Evolução de Carteira, entre outros. Além disso, oferecemos treinamentos, suporte, portabilidade de dados, customizações, entre outras vantagens.

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