Uma saúde financeira ruim, pode trazer péssimas consequências para a sua Corretora de Seguros, como demissões, pausa das operações, atrasos e até mesmo a falência. São situações que nenhum gestor quer presenciar. Por isso, é fundamental saber como otimizar a gestão financeira da sua empresa.
Quer saber como gerir o seu negócio com o planejamento adequado para lucrar e ter ótimos resultados? Então, acompanhe esse artigo que preparamos para você com as principais dicas de como otimizar a gestão financeira da sua Corretora de Seguros. Confira!
A importância de uma boa gestão financeira é sentida por qualquer empresário. Ainda mais em tempos de crise, você já deve ter percebido o quanto os procedimentos administrativos para planejamento e controle financeiros são fundamentais.
Mesmo que a sua empresa obtenha lucro, apenas com uma boa gestão financeira é possível investir esse lucro adequadamente. Ou seja, sem um bom gerenciamento, qualquer lucro pode virar dívida.
A finalidade da gestão financeira é alcançar bons resultados, transformando as suas planilhas financeiras e orçamentos em planejamentos eficientes, para aumentar o valor do seu patrimônio.
Destacaremos a seguir, algumas dicas mais comuns de como otimizar a gestão financeira da sua empresa. Acompanhe!
Todo controle financeiro, para ser positivo, é necessário que tenha como base o custo fixo dos serviços, produtos e obrigações administrativas, como o pagamento de aluguel, internet, energia, entre outras despesas.
Pode parecer ser algo comum, mas muitas corretoras de seguros, não têm controle sobre o que realmente gastam para manter a sua empresa, ocasionando assim, um grande erro.
Conseguindo ter o controle em ordem, é possível ainda precificar os seus serviços e produtos de forma mais compatível com a realidade. Não estamos falando de cobrar mais caro, mas sim um valor justo para não ficar no prejuízo.
Uma gestão financeira empresarial bem feita, começa com um bom planejamento. Um dos maiores erros dos gestores e acaba prejudicando o crescimento do negócio, é não ter conhecimento do que entra e sai do caixa da empresa diariamente. Por isso, é fundamental ter ciência sobre todos os pagamentos, entradas e saídas, cobranças, para assim, entender, qual rumo, a sua Corretora deve tomar e para onde não ir.
Podemos salientar que, a gestão financeira, não fica limitada apenas às atividades do dia a dia da empresa, mas também à necessidade de criar um ambiente compatível a empresa continue competitiva.
Desse modo, além de economizar e analisar os gastos, é necessário estabelecer um valor de investimento a ser aplicado em novas ferramentas, processos e pessoas. Ou seja, para seguir crescendo, é fundamental investir uma parcela do seu lucro, pois, caso contrário, a empresa corre grade risco de ficar ultrapassada.
Muitas empresas acabam se endividando e não conseguem alcançar resultados positivos em seu negócio, por causa do desperdício, seja de estoque, matérias e até mesmo nos péssimos hábitos dos profissionais.
O desperdício não está relacionado somente aos produtos e serviços vendidos, mas também a todo o patrimônio da empresa, intangível ou tangível, como o consumo de energia, de água, ferramentas de trabalho, folhas, copos, entre outras.
Uma ótima alternativa para sensibilizar todos os colaboradores da empresa, é disponibilizar conteúdos educativos.
É normal na gestão financeira ter alguma ideia de como a concorrência está trabalhando. Entretanto, isso dever ser usado de parâmetro até um certo ponto, pois, na prática, cada empresa tem uma realidade diferente e que necessita de metas acessíveis. Caso contrário, o risco de frustração é muito grande.
Dessa maneira, o correto a se fazer, é após um diagnóstico adequado, se estabeleçam metas que estejam essencialmente relacionadas ao bom planejamento e contribuam para uma boa gestão financeira.
Para um controle de gastos realmente eficiente, não importando qual seja o nicho, é necessário que a sua Corretora de Seguros realize a administração do fluxo de caixa. Isso está totalmente associado à realização de uma conciliação financeira efetiva, conseguindo dar uma visão mais ampla dos processos financeiros.
Ou seja, o controle de entrada e saída, possibilita conhecer exatamente a receita do dia, da semana e do mês. Dessa forma, toda a gestão se torna mais eficaz e auxilia a empresa na tomada de decisões futuras.
Faz parte da otimização de qualquer atividade prática, a procura por melhorias significativas que permaneçam ao longo dos anos. Dessa forma, considere sempre usar a tecnologia como aliada na sua corretora de seguros.
Sistemas de gestão empresarial como o ERP da TEx Tecnologia, por exemplo, são excelentes ferramentas para utilizar na hora de otimizar processos e melhorar pontos específicos da sua Corretora.
Por isso, procure as ferramentas disponíveis no mercado, que mais correspondem às necessidades da sua empresa e contrate a que mais fizer sentido para o seu momento.
Com o TELEPORT, o Corretor conta com um módulo financeiro completo, além da gestão centralizada e MultiCálculo integrado às principais Seguradoras do mercado. O Financeiro está dividido em três componentes: Recebimento de Comissões, Pagamento de Repasses e Contas a Pagar/Receber. Dessa forma, o Corretor faz a parametrização das regras de pagamento de cada seguradora, tendo o controle das comissões a receber, assim como as regras de pagamento de repasses entre os componentes da equipe. Com o módulo de Contas a Pagar/Receber, o Corretor realiza todo o seu fluxo de caixa, podendo personalizar os seus centros de custos.
Muitas Corretoras de Seguros têm buscado apoio em ferramentas e sistemas que ajudem a facilitar a gestão empresarial. Como o setor financeiro exige atenção e conhecimento especializado, é essencial que a equipe saiba utilizar ferramentas de otimização como a citada no tópico anterior e passem por uma modernização que busque otimizar e melhorar sua usabilidade.
Ainda que a rotina financeira não mude tanto com o passar dos anos, novas ferramentas são criadas e aplicadas no mercado para facilitar e ajudar a vida dos colaboradores e potencializar sua produtividade. Logo, esses profissionais precisam estar por dentro dessas novas tecnologias e capacitados para utilizá-las.
Logo, apresentamos nesse artigo as principais dicas de como otimizar a gestão financeira da sua corretora de seguros. Dessa forma, uma empresa que segue as dicas apresentadas nesse texto, principalmente tratando-se de investimento em tecnologia, desfrutará de muitos benefícios. Ou seja, a modernização em seu setor financeiro, otimização dos processos, mais produtividade e prosperidade, entre outros resultados positivos.
Agora que você entende melhor sobre como otimizar a gestão financeira em sua Corretora de Seguros, já pode entrar em contato com a gente e conhecer qual a melhor ferramenta de otimização que oferecemos para a sua Corretora de Seguros. Basta acessar a nossa página de Quem Somos!