Qual a importância da educação continuada para Corretores de Seguros?

por
Ed Tomaz
8 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

O sucesso de Corretor de Seguros depende de vários elementos, desde a sua formação até o desenvolvimento de habilidades específicas. Porém, para crescer na carreira, é fundamental continuar se aprimorando, algo que você pode conseguir investindo em educação continuada.

Seja você um profissional da área, seja um gerente de uma Corretora de Seguros, é fundamental considerar investir nesse ponto. A longo prazo, tal prática melhora bastante a qualidade do seu trabalho e a satisfação dos seus clientes. Basta saber como.

Neste artigo, explicamos o conceito de educação continuada, qual a sua importância para Corretores de Seguros e os principais formatos existentes. Acompanhe.

O que é educação continuada?

A educação continuada é o nome dado ao aprendizado teórico e prático que ocorre após a graduação e no início da carreira. Não se trata apenas de ganhar experiência, mas de buscar ativamente novos conhecimentos que agreguem valor ao seu perfil profissional.

Dificilmente o Corretor de Seguros para de estudar e aprender. Afinal, o mercado está em constante adaptação, adotando novas tendências e tecnologias em seus processos regulares. Sendo assim, o profissional precisa continuar acompanhando essas mudanças para se destacar.

Essa educação pode se dar de maneira formal, com novos cursos e certificados que podem ser incluídos em seu currículo, ou informal, por meio de eventos e projetos que tragam experiências positivas. O importante é que esse processo contribua para o seu desenvolvimento a longo prazo.

Qual a importância da educação continuada para Corretores de Seguros?

Investir na educação continuada é uma questão tanto de manutenção quanto de crescimento profissional. Veja, a seguir, algumas de suas vantagens para o Corretor de Seguros.

Manter a competência

Como mencionamos acima, o Mercado de Seguros está em constante mudança. Novas tecnologias, produtos, mudanças na legislação, expectativas dos clientes e várias outras coisas influenciam seu trabalho. Para continuar prestando um bom serviço, é primordial se atualizar.

Manter o aprendizado em dia é uma forma de reduzir o ciclo de vendas da Corretora e continuar fechando mais contratos, algo muito importante para a manutenção e o desenvolvimento da empresa.

Promover autoconfiança

Para o Corretor de Seguros, transmitir confiança é uma competência muito importante, pois contribui para a segurança do cliente durante a contratação. A educação continuada também tem um papel-chave nesse aspecto. Afinal, é bem mais fácil transmitir confiança quando se tem conhecimento aprofundado sobre sua área.

Além disso, alguns cursos e eventos são focados em melhorar sua abordagem e seu posicionamento durante as conversas com o cliente. Esse aspecto ajuda a construir a confiança do profissional em suas habilidades e a melhorar a comunicação com clientes.

Desenvolver novas habilidades

O conhecimento adquirido durante a formação não é o único do qual o Corretor de Seguros precisa para ter sucesso. Há muitas outras habilidades de vendas relevantes, as quais também precisam ser aprendidas e exercitadas.

Existem vários cursos e workshops focados no desenvolvimento dessas habilidades. Eles incluem desde comunicação e escuta ativa até organização, planejamento, técnicas de venda, liderança e como melhor administrar uma carteira de clientes. Todos esses elementos são relevantes para sua rotina de trabalho.

Encontrar novas oportunidades

O Mercado de Seguros é bastante amplo, com diversas possibilidades de crescimento, além de vários nichos para profissionais com diferentes perfis. No entanto, para aproveitar essas possibilidades, é fundamental investir em educação continuada.

Adicionar cursos ao seu currículo ou fazer novos contatos em eventos abre novas portas dentro desse mercado. Quanto mais valor você agregar ao seu trabalho, maior tende a ser a satisfação dos seus clientes a longo prazo.

Quais são os tipos de educação continuada?

Existem várias opções para dar continuidade à sua formação e ao seu aprendizado profissional, com foco em conhecimento teórico, prático ou em outras habilidades. Confira, nos tópicos seguintes, alguns dos principais formatos e as vantagens de cada um.

Congressos

Um congresso é um evento focado em uma área de atuação, reunindo diversos profissionais e outros agentes relevantes para o seu funcionamento. Ou seja, é um excelente lugar para encontrar Corretores de Seguros experientes, prontos para discutir o futuro do setor e as oportunidades que ele traz.

É um dos melhores ambientes para criar contatos, tanto com os profissionais de mais alto nível quanto com os representantes de Corretoras e potenciais parceiros. Além, é claro, de aproveitar palestras e aprender melhores técnicas de atuação.

Cursos livres

Outro caminho bastante comum são os cursos livres. Geralmente são de curta duração e focam o aprendizado de um conteúdo bem específico, como o uso de uma ferramenta, desenvolvimento de técnicas, gestão de tempo etc. Cada item pode ser aplicado de forma mais prática após sua conclusão.

Muitos desses cursos também oferecem um certificado, o qual pode ser incluído no currículo. Isso agrega valor ao trabalho do profissional, tanto para a Corretora quanto para os clientes com quem ele tem contato direto.

Pós-graduação

Se o intuito é se aprofundar, a pós-graduação é um dos melhores caminhos. Como o nome diz, consiste em uma formação acadêmica adicional, a qual pode ou não ter relação direta com sua área de formação original. A grande vantagem que ela oferece é o maior destaque profissional. É útil tanto para diversificar seu repertório quanto para se especializar.

Treinamentos

A Corretora também pode investir na educação continuada da sua equipe por meio de treinamentos. Eles podem ser focados no uso de uma ferramenta ou no domínio de certos procedimentos, mas também podem ser abrangentes, promovendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Além disso, favorecem a retenção de talentos na Corretora de Seguros.

Workshops

Para quem prefere aprender por meio da prática, os workshops são uma boa alternativa. São eventos focados em dinâmicas de grupo, com o intuito de desenvolver novas habilidades e colocá-las em prática imediatamente. Naturalmente, também é um ótimo espaço para fazer novos contatos.

A educação continuada é um ingrediente fundamental para o crescimento profissional do Corretor de Seguros. Seja qual for o método mais adequado para o seu contexto, vale a pena investir em novos conhecimentos e no avanço da sua carreira.

Quer receber mais dicas para melhorar o desempenho da sua Corretora de Seguros? Então siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!