Descubra como adotar uma comunicação estratégica na Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
8 min

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Comunicação é um elemento essencial para o crescimento de todas as empresas. Envolve tanto a comunicação interna, entre setores e colaboradores, quanto a externa, que é direcionada ao seu público-alvo. Mais do que isso, é necessário investir em uma comunicação estratégica para extrair os melhores resultados de cada contato.

Quando se trata de uma Corretora de Seguros, as recomendações são as mesmas. Seu negócio precisa alcançar os clientes certos para continuar crescendo, e sua equipe deve trocar informação de forma eficiente para entregar um bom serviço. Essa dinâmica depende de como você estrutura os canais de comunicação utilizados.

Acompanhe e entenda melhor a importância de uma comunicação estratégica e como adotá-la com sucesso em sua Corretora de Seguros.

O que é uma comunicação estratégica?

Chamamos de comunicação estratégica o conjunto de práticas e processos usados para facilitar a troca de informações, com o intuito de atingir um objetivo específico. Ou seja, apenas ter um canal de comunicação eficiente não é o bastante. Ele deve se aplicado de modo a alcançar um propósito concreto para a Corretora.

A natureza dessa estratégia varia de acordo com sua meta. Ela pode ser direcionada para o público interno, auxiliando na troca de informações entre membros da equipe para facilitar sua atuação no dia a dia, ou externo, com foco em atração e fidelização de clientes.

Qual é a importância da comunicação estratégica na Corretora?

Investir na melhor comunicação é fundamental para melhorar os resultados da sua Corretora de Seguros. Veja, a seguir, alguns dos seus principais benefícios.

Alcançar o público certo

Para atrair clientes e firmar boas parcerias, é imprescindível direcionar sua comunicação para o público certo. Afinal, a qualidade da sua mensagem só fará diferença se ela alcançar alguém que tenha interesse nela.

Investir em uma comunicação estratégica para seu negócio, levando em conta o marketing comercial da Corretora, pode mudar drasticamente seu desempenho. Quanto mais específico e bem definido, mais fácil obter os resultados desejados.

Evitar a desinformação

Outro problema que você deve evitar em sua comunicação é a propagação de informações incorretas. Na comunicação interna, erros nesse sentido podem prejudicar o trabalho de toda a equipe. No contato com o público, podem causar confusão e dificultar algumas vendas.

Por isso, é importante promover a comunicação estratégica em ambos os pontos, por meio de inteligência de dados, canais mais eficientes ou maior rigor nas informações transmitidas.

Otimizar seus recursos

Boa comunicação também é uma parte indispensável do ciclo de vendas da Corretora de Seguros, desde o primeiro contato com um potencial cliente até a manutenção da sua carteira. Sendo assim, investir nesse elemento também é uma forma de extrair maior rentabilidade do seu tempo e de seus recursos.

Além disso, a comunicação estratégica tem um papel crucial na otimização do seu negócio. Se a equipe consegue trocar informação com mais precisão e eficiência, também pode aplicar seu tempo de maneira mais produtiva.

Como promover uma comunicação estratégica na Corretora?

Para conseguir os resultados que você espera, é importante saber como implementar essa comunicação estratégica na prática. Confira algumas dicas que vão ajudar sua Corretora.

Estabeleça sua meta

O primeiro passo antes de fazer qualquer investimento em sua Corretora é saber quais metas você deseja alcançar. Não apenas em um sentido amplo, mas algo mensurável e com um prazo bem definido. Assim, você terá uma base melhor a partir da qual montar seu planejamento.

Você quer conquistar mais clientes? Promover a fidelização dos atuais Segurados? Fortalecer a reputação da sua Corretora no mercado? A chave é que ela seja bem definida e clara para nortear suas próximas ações.

Aprenda o máximo possível sobre seu público-alvo

Para se comunicar com eficiência, é vital saber com quem você quer falar. Esse fator varia bastante de acordo com o perfil dessas pessoas e os canais que mais utilizam. Para isso, é primordial conhecer o máximo possível a respeito do seu público-alvo.

Informações como faixa etária, linguagem, preferências de consumo, entre outras, são fundamentais para melhorar sua abordagem de vendas. Esse entendimento ajuda a otimizar o tempo da Corretora de Seguros, já que cada contato tem melhores chances de se transformar em uma venda.

Use os canais de comunicação certos para cada situação

Com um plano em mente, o próximo passo para uma comunicação estratégica é definir quais canais farão parte da sua estratégia. Dependendo do seu público-alvo e das metas que pretende alcançar, alguns deles serão indispensáveis.

Também vale lembrar que você não precisa investir em todos os canais possíveis, apenas nos mais relevantes. Se o retorno esperado em relação ao seu investimento não for muito alto, é melhor colocar seus recursos em outro lugar.

Esteja presente nas redes sociais

Independentemente de qual seja sua estratégia, as redes sociais devem sempre estar incluídas no plano de comunicação da Corretora de Seguros. Elas são a melhor forma de manter uma presença constante diante do seu público-alvo, ajudando a firmar novas parcerias e fechar negócios.

Novamente, você não precisa estar presente em todas elas. Leve em conta quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público e como você pode fazer uso delas para melhorar seus resultados.

Invista em tecnologia

Ferramentas de gestão e comunicação fazem uma grande diferença na hora de implementar uma comunicação estratégica. Investir em softwares como CRM facilita bastante o trabalho da equipe, pois são soluções que auxiliam tanto na sua comunicação interna quanto no contato com o cliente.

Acompanhe os resultados

Por fim, você deve mensurar e acompanhar métricas e KPIs da sua Corretora à medida que implementa sua comunicação estratégica. Assim, você pode verificar mais claramente se os objetivos foram alcançados como o planejado, onde houve alguma inconsistência e como aprimorar seu planejamento.

Adotar uma comunicação estratégica é fundamental para promover o crescimento da sua Corretora de Seguros. A longo prazo, esse investimento melhora bastante seus resultados, tanto para o funcionamento interno quanto para o contato com o público-alvo.

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